VÍDEO: paciente que recebeu 1º implante da Neuralink mostra como chip cerebral funciona – Zonatti Apps

VÍDEO: paciente que recebeu 1º implante da Neuralink mostra como chip cerebral funciona


Nolan, um homem tetraplégico de 29 anos, recebeu o chip da empresa de Elon Musk no fim de janeiro. Em transmissão no X (antigo Twitter), ele mostrou como está usando o equipamento para controlar seu computador. Neuralink faz demonstração com 1º paciente a receber seu chip cerebral
A Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, revelou nesta quarta-feira (20) o paciente que recebeu o primeiro implante de chip cerebral da empresa, no fim de janeiro. Em uma transmissão ao vivo no X (antigo Twitter), ele demonstrou como usa o equipamento para controlar seu computador.
Noland Arbaugh, um homem de 29 anos, disse que ficou tetraplégico em um acidente de carro oito anos atrás. “Não tenho sensação ou movimento abaixo da área da lesão, abaixo dos ombros”, afirmou.
Durante a transmissão, conduzida por Bliss Chapman, chefe de software da Neuralink, Nolan contou que uma das coisas que não conseguia fazer com frequência desde o acidente era jogar xadrez. “Agora, tudo está sendo feito com o meu cérebro”, disse Nolan.
Neuralink faz demonstração com paciente que recebeu 1º implante de chip cerebral
Reprodução/Neuralink
O vídeo mostrou o ponteiro de um mouse se mexendo na tela do computador, algo que, de acordo com Nolan, estava sendo feito a partir dos seus pensamentos. “Eu tenho muita sorte de fazer parte disso”, afirmou.
Ele também destacou que o implante não é perfeito e que ainda há alguns problemas. “Não quero que as pessoas pensem que é o fim da jornada, ainda há muito trabalho a ser feito. Mas já mudou a minha vida”.
Como é o chip cerebral implantado pela empresa de Elon Musk em uma pessoa
1º implante da Neuralink
Nolan recebeu o primeiro chip cerebral da Neuralink, mas a empresa ainda não havia revelado o seu nome. O experimento aconteceu oito meses após autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).
Antes de realizar o implante, a empresa abriu inscrições para voluntários, um processo exclusivo para pessoas com paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica.
Biohacking: como e por que seres humanos estão implantando chips no próprio corpo
Empresa de Elon Musk implanta chip em cérebro humano pela primeira vez
Musk tem a ambição de, mais à frente, usar o chip para alcançar a telepatia, mas especialistas adiantam que a prática não é viável
Arte/g1

PUBLICIDADE

Deixe um comentário