Mascar chiclete sem açúcar pode ajudar na promoção de uma dieta saudável e da saúde bucal – Imagem: Liudmila Chernetska/Canva Pro
Cientistas da Tufts University, nos Estados Unidos, descobriram que os benefícios do chiclete sem açúcar podem estar associados a uma dieta mais saudável.
O estudo, publicado no Journal of the American Nutrition Association, sugere que o hábito pode levar à menor ingestão calórica e ao consumo de alimentos mais nutritivos.
A seguir, traremos todos os detalhes sobre a pesquisa e suas descobertas. Confira!
Benefícios do chiclete sem açúcar à saúde
Os resultados da pesquisa indicaram que os participantes que mascaram chiclete sem açúcar nas últimas 24 horas apresentaram uma dieta mais saudável do que aqueles que não mascaram.
Além disso, foi observado que essa atividade pode ajudar a diminuir o desejo por doces e aumentar a atividade metabólica, auxiliando na queima de calorias.
Bem como, o estudo sugere que mascar chiclete sem açúcar antes de comer pode reduzir a ingestão de calorias e açúcares.
Outro ponto importante é que o chiclete sem açúcar oferece benefícios para a saúde bucal.
A Associação Americana de Odontologia (ADA) destaca que mascar chiclete sem açúcar por 20 minutos depois de comer pode ajudar a prevenir cáries.
Isso acontece porque a mastigação estimula o fluxo de saliva, que neutraliza ácidos nocivos e remove partículas de alimentos.
Além disso, uma pesquisa divulgada no British Dental Journal indica que mascar chiclete sem açúcar depois de fazer clareamento dental pode reduzir a sensibilidade dentária devido ao aumento do fluxo salivar, que ameniza possíveis desconfortos.
Apesar dos benefícios observados, é importante ressaltar que o hábito constante de mascar chiclete não é recomendado por odontologistas.
Isso porque deve ser considerado que a mastigação excessiva pode impactar a frequência cardíaca e agravar problemas digestivos, como gastrite, refluxo e úlcera.
Resultados do estudo e atualização das diretrizes dietéticas
Os resultados do estudo da Tufts University serão levados ao Comitê Consultivo das Diretrizes Dietéticas para serem considerados na atualização das Diretrizes Dietéticas para Americanos (DGA), que acontecerá em breve.
Estamos atentos às próximas novidades!