Missão comercial Twinkle será lançada em 2024 – Zonatti Apps

Missão comercial Twinkle será lançada em 2024

Como um diamante no céu, a missão Twinkle vai cintilar no espaço como a primeira espaçonave astronômica comercial do mundo. Ela caminha para ser lançada em 2024, após garantir o financiamento de construção do satélite no ano de 2022. A missão é desejada por pesquisadores de exoplanetas.

A missão é planejada pela empresa Blue Skies Space, idealizada por Marcell Tessenyi após sentir dificuldades durante o pós-doutorado em astronomia, em 2014. O Twinkle tem o apoio de mais de uma dezena de universidades pelo mundo e recebeu financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA).

O satélite será construído pela Airbus, com 350 quilos e meio metro e um custo de 10% de uma missão média das agências espaciais. O Twinkle terá capacidade de fazer medições espectroscópicas de exoplanetas, com precisão similar a do gigante Hubble, orbitando a cerca de 700 quilômetros de altitude.

“O Hubble pode fazer medições espectroscópicas, que dividem a luz em cores diferentes, quando olha para alvos distantes. Isso nos diz algo sobre os diferentes tipos de compostos químicos na atmosfera dos exoplanetas. Mas o Hubble só pode fazer isso por uma faixa limitada de comprimentos de onda, então sempre há incerteza”, explicou Tessenyi.

Desenho de exemplos de exoplanetas a serem observados pela missão Twinkle
O foco do Twinkle é observar exoplanetas. Imagem: Blue Skies Space/Divulgação

Com o Twinkle, o pós-doutor, que é também CEO da Blue Skies Space, afirma que as universidades poderão comprar uma assinatura do satélite e acessar os dados. O objetivo da companha é recuperar o custo do equipamento.

“E, se tivermos sucesso, usar os recursos da venda de dados de satélite para começar a cofinanciar a segunda geração de um satélite com o objetivo de entregar uma série de satélites a longo prazo”, completou Marcell Tessenyi.

PUBLICIDADE

Após o Twinkle, a Blue Skies Space planeja realizar outras missões. “Vemos cientistas de outras áreas, como a ciência do sistema solar, interessados ​​nas capacidades de nossa missão. Eles estão interessados ​​em se juntar ao projeto e nos ajudar a moldar a missão”, disse Richard Archer, responsável pelo desenvolvimento de parcerias da empresa, em entrevista ao site Space.

Via: Space

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Source link

Deixe um comentário