Ficou de fora de algum show, como RBD? Entenda por que ingressos esgotam em poucos minutos – Entretenimento – Zonatti Apps

Ficou de fora de algum show, como RBD? Entenda por que ingressos esgotam em poucos minutos – Entretenimento


Depois de muitas reclamações nas redes sociais e em sites de reclamações, a Eventim está sendo cobrada pelo Procon-SP a prestar esclarecimentos sobre os ingressos que estão sendo vendidos para os shows do RBD, que vão acontecer no Brasil em novembro. Embora o sucesso do grupo mexicano seja estrondoso no país, Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, não acredita que apenas a alta procura dos fãs justifica que os bilhetes tenham acabado tão rapidamente.


“Particularmente, não acredito que seja só excesso de busca. Já existe um mercado estabelecido de compra e revenda, ou seja, cambistas digitais, e não dá para ignorar a influência, inclusive, de robôs. Esses robôs podem ser desde simples, simulando uma pessoa fazendo as etapas iniciais de navegação, até mais avançados, que fazem a compra de ponta a ponta. Além disso, os sites ficam sobrecarregados, o comprador, por vezes, acha que está na fila de compra, mas não está. Ou está preenchendo os dados e, de repente, cai o sistema”, explica.


“Em suma, não é apenas a alta procura. Tem uma falta de preparo de quem vende e todo esse mercado estabelecido”, acrescenta Igreja.


O profissional não acha que apenas divulgar quantos ingressos serão vendidos em cada lote ajude os consumidores de alguma forma na hora de fazer a compra, mas concorda que essa transparência seria benéfica para construir uma boa relação entre empresa e cliente.


Igreja relata que a indústria de eventos pouco evoluiu tecnologicamente nos últimos 15 anos, por isso, dá algumas dicas para as companhias, como a Eventim, solucionarem o problema.


“Um ponto importante que vale ressaltar é: existem muitas ferramentas de tecnologia que poderiam auxiliar, como blockchain e NFTs (dispositivo eletrônico criptográfico que representa algo único). Com isso, teria rastreabilidade e diminuiria o cambismo digital e também a atuação dos cambistas físicos nas portas dos estádios. Com os ingressos em NFT, é possível saber na hora quem está acessando o evento.”


Além disso, ele aconselha os consumidores a entrarem no site de compra quanto antes de as vendas começarem. “Acessar horas antes ajuda um pouco. A pessoa pode ficar na página de compra, pois o que acontece é que, normalmente, estabelecem um horário de abertura das vendas. Só que se a pessoa estiver na página de compra um pouquinho antes do horário determinado, já começa a formar a famigerada fila virtual, por vezes, entre 10 e 15 minutos antes. Pode ajudar já estar com o login feito da conta do site, estar com os dados de pagamento preenchido, pois tem um temporizador também para efetuar a compra”, afirma.

PUBLICIDADE




Exigências do Procon-SP





O Procon-SP notificou a empresa Eventim Brasil São Paulo Sistemas e Serviços de Ingressos LTDA nesta segunda-feira (30) solicitando explicações sobre problemas registrados por consumidores relatando problemas na aquisição de ingressos para o show do RBD.


A empresa deverá informar se identificou a origem dos problemas descritos nas reclamações e quais medidas foram adotadas para solucioná-los até o dia 31 de janeiro.


Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a empresa é cobrada a prestar esclarecimentos sobre vendas de ingressos. O mesmo aconteceu no ano passado com as vendas para os shows da banda Coldplay e da cantora Avril Lavigne.


Procurada pela reportagem do R7, a Eventim ainda não se pronunciou sobre o caso. O espaço permanece aberto para esclarecimentos e a nota será atualizada caso haja manifestações. 


Saiba por onde andam os ex-integrantes do RBD


Deixe um comentário