Crítica | The Accidental Getaway Driver é um excepcional thriller criminal premiado no Festival de Sundance 2023 – Zonatti Apps

Crítica | The Accidental Getaway Driver é um excepcional thriller criminal premiado no Festival de Sundance 2023

Filme assistido durante o Festival de Sundance 2023

Distante de todas as possibilidades de vida que um dia ele teve, Long é um idoso que mais do que carregar as marcas do tempo em sua fisionomia e corpo, também leva o fardo das dolorosas memórias nascidas a partir de suas escolhas ruins. Mas o vazio de sua vida não permanecerá por muito tempo, quando ele se vê em uma emboscada onde é obrigado a se tornar um piloto de fuga para três presidiários que acabaram de fugir da prisão. Diante do iminente caos e sem qualquer horizonte como perspectiva, ele – um isolado taxista sem família – será forçado a confrontar seus fantasmas do passado, enquanto luta por sua vida diante de três figuras tão peculiares, sendo uma delas aquela que mudará sua vida para sempre. The Accidental Getaway Driver é uma impressionante e caótica poesia sobre a história real de um velho vietnamita que encontrou uma nova chance na vida em meio a uma fuga alucinante. 

Em um contexto árido e inóspito, em meio a hotéis de baixa estirpe que funcionam como esconderijos, nasce uma inusitada relação entre Long e Tây. Entre uma parada e outra feita com seu táxi, o idoso e o criminoso de seus 50 anos dividem histórias, cercados por uma constante pressão e o inevitável medo de que o apertar de um gatilho custe a vida de um senhor de idade. Com essa pesada tensão dominando as cenas, somos apresentados a um contexto de incertezas e poucas garantias. Esses três fugitivos planejam seu exílio cruzando a fronteira com o México e cabe a esse pacato motorista – que não fala inglês – garantir que todas as etapas desse processo sejam cumpridas.

Pouco desse “meio tempo” – desse hiato narrativo que conecta o primeiro e o terceiro ato, é explicado. Nos colocando em uma posição semelhante a de Long, o cineasta Sing J. Lee  nos mantém no escuro, entregando pequenas e escassas informações que servem apenas para salpicar a dramaticidade e apimentar a enervante angústia e aflição que cercam os protagonistas e, consequentemente, a audiência. Com um roteiro brilhante que une o drama com o suspense criminal de forma impecável e bem demarcada, Lee é capaz de nos presentear com um filme único, cativante e hipnotizante. Sempre combinando os dois gêneros de forma que nunca estejamos apenas dentro de um formato, o diretor faz de The Accidental Getaway Driver um longa inspirado em fatos reais com identidade visual, conceito e um apelo popular gigantesco. 

Sabendo conduzir o ritmo da narrativa com perspicácia e precisão, Lee faz de seu cinema indie uma experiência que precisa ser vivida pela maior audiência possível, nos entregando um thriller criminal dramático que é pautado por suaves doses de humor sereno e delicado, marcado também por um sentimento de acalento. E muito mais do que um filme de gênero, o longa premiado no Festival de Sundance 2023 é ainda um poderoso retrato de um velho e solitário homem, que acidentalmente se conecta a Tây – um cara condenado por seus pecados que inevitavelmente busca alento e acalento em alguém que possa chamar de pai. E como em uma poderosa catarse sobre família e pertencimento, dois homens fragilizados por suas decisões encontraram no reflexo um do outro a inesperada chance de redenção… e de finalmente começar uma nova história.

PUBLICIDADE

Com interlúdios narrativos que percorrem momentos chave da infância e vida adulta de Long, o thriller de Sing J. Lee ainda conta com uma belíssima direção, que abusa das sombras para destacar seus personagens. Usando as luzes artificiais urbanas para salientar o negrume das ruas e de seus protagonistas, ele trabalha ângulos distintos e nos garante performances poderosas de um elenco desconhecido, formado por Dustin Nguyen, Dali Benssalah e Phi Vū. Mas é Hiệp Trần Nghĩa que nos faz ficar completamente rendidos diante das telas. Trazendo cores e profundidade para a caracterização de Long, o veterano ator brilha em tela com um olhar sofrido, semblante cansado e corpo esguio. 

E transformando o caos em uma tempestade perfeita onde duas pessoas opressoras e oprimidas encontram uma na outra a chance de recomeçar, Lee faz de seu filme um sopro de frescor que nos faz lembrar do porque amamos tanto o cinema. Muito mais do que relatar uma história real através da arte, o cineasta faz uma crônica sobre a dualidade e complexidade humana, extraindo reflexões impactantes tanto de seus protagonistas, bem como de seu público. Com um rico desenvolvimento de personagens que resulta em catárticas espirais sobre moral, passado e escolhas, The Accidental Getaway Driver transcende os próprios gêneros em que se encaixa, para se tornar um filme atemporal que só confirma a necessidade divina e espiritual colocada no coração do homem de ser e formar família.

🚨 Perdemos nosso antigo Instagram, siga o novo: instagram.com/sitecinepop 🚨

Não deixe de assistir:

Deixe um comentário