Dica de Série | ‘Taboo’ é uma das gemas mais subestimadas dos últimos anos – Zonatti Apps

Dica de Série | ‘Taboo’ é uma das gemas mais subestimadas dos últimos anos

O desconhecido assusta. O novo é capaz de traumatizar a mais leviana e ingênua das mentes, principalmente quando este mesmo novo está associado a assuntos tão perigosos e delicados como o sobrenatural – ou, como muitos gostam de utilizar, os tabus. 

E é sobre exatamente isso que um dos dramas mais subestimados da BBC One, produzido por Ridley Scott, fala. A história de ‘Taboo’ gira em torno de um homem intitulado James Keziah Delaney, um ex-marinheiro considerado morto há mais de uma década que de repente volta para a cidade de Londres, Inglaterra, apenas para ser julgado por cada habitante de uma das maiores e mais poderosas metrópoles do início do século XIX. Em seus pouco mais de cinquenta minutos, o episódio piloto, intitulado Shovels and Keys”, já nos fornece uma grande base do que nos aguarda nos próximos episódios, e cada uma de suas subtramas nos envolve de forma inefável. 

O primeiro capítulo, dirigido por Krystoffer Nyholm, um veterano dentro da emissora supracitada, já começa um com plano sequência fabulosamente construído que apresenta o público a um navio desbotado e corroído pelo tempo do qual uma pequena parte, rumo ao píer mais próximo. Não podemos dizer exatamente quem é aquele personagem ou quais são seus objetivos, mas o modo como a cena é construída cria uma atmosfera embebida na própria dúvida: e assim que ele chega em terra firme, nossas perguntas e nosso interesse pelos acontecimentos decorrentes apenas aumentam. O personagem é o já mencionado James, encarnado por uma versão ao mesmo tempo fisicamente inexpressiva e psicologicamente desequilibrada de Tom Hardy. 

Hardy é tão fluido quanto a câmera. Ele dança pelos cenários intrínsecos à ambientação londrina, pincelados com tons neutros de marrom, cinza e preto, seguido de perto por enquadramentos que sugerem um equilíbrio efêmero: sua chegada à cidade indica uma desordenação do status quo, evidenciado no segundo conjunto sequencial que discorre sobre o funeral de seu próprio pai. Na igreja, conhecemos outra dupla de personagens – a tímida e melodramática Zilpha Geary (Oona Chaplin) e seu marido valentão, Thorne (Jefferson Hall). Acontece que Zilpha é meia-irmã de James, e acreditou piamente em sua morte para poder se livrar de um peso moral inconsequente, tanto que a volta de seu parente não apenas mexe com suas estruturas frágeis, mas desperta dentro dela um sentimento de culpa que data de épocas passadas. 

Aproveite para assistir:

Não bastasse os problemas familiares, James também deve lidar com uma alegoria muito maior, uma representação material da Companhia das Índias Ocidentais, aqui no rosto sempre muito bem-vindo de Jonathan Pryce como o impiedoso Sir Stuart Strange. O pai de James, um dos grandes mistérios a ser explorado em Taboo, deixou para seu único filho homem uma porção de terra nos Estados Unidos, país em que à época da série – década de 1810 – estava em um profundo desencanto com o Reino Unido e suas políticas protecionistas. Ambas as nações estavam prestes a entrar numa guerra complexa, e a posse deste território forneceria à Coroa britânica uma passagem para a China e uma rota muito mais rápida para a conquista de commodities, além de lhes dar uma vantagem bélica portuária. 

Além disso, durante o curso do primeiro episódio, descobrimos que James já esteve dentro de uma das delegações marítimas de Strange, quando ainda era adolescente. E é aqui que a primeira virada se fixa: o protagonista na verdade foi abandonado por seus líderes no território africano. E sua volta, além de representar um “milagre” impossível, desenterra ressentimentos profundos que oscilam desde temas racistas até conspirações sobrenaturais. 

Ao que tudo indica, o cenário não é um dos melhores para o protagonista: mas, como toda boa narrativa que se preze, ele será ajudado por um antigo amigo, Brace (David Hayman), talvez um dos únicos personagens essencialmente verdadeiros e fiéis à sua origem. Em uma das sequências mais verborrágicas do episódio, ambos estão dentro de uma casa mal-iluminada, conversando sobre uma garrafa de uísque, quando de repente o assunto desdobra-se na vivência traumática e nos objetivos vingativos de James. Brace não pode fazer nada além de aceitar o destino que aguarda seu amo, mas ao mesmo tempo mostra-se agarrado aos valores que conheceu. Rumores sobre a volta do filho perdido se espalham pela cidade como água – e ainda não pode-se ter certeza do tom da série (se ela irá apelar mais para o drama histórico ou se sua principal referência virá de obras como ‘Penny Dreadful’). 

A narrativa pode parecer saturada depois desta análise, mas o foco aqui não é a história em si. Assim como outras produções audiovisuais da época, como ‘The Crown’ e ‘Downton Abbey’, o foco reside sobre os personagens e sobre suas relações. Primeiramente, temos que saber que cada um dos protagonistas permanece quase o tempo todo envoltos por sombras, indicando que guardam consigo algum segredo e que suas ações não correspondem diretamente ao que acreditam. James, em toda sua construção sui generis, é o que chama mais atenção, por portar-se como alguém anacronicamente deslocado. A própria presença de Hardy traz à cena uma sobriedade taciturna e mórbida. 

PUBLICIDADE

O ritmo um pouco lento é ofuscado pelas composições de cena: tudo beira o simples antagonismo. Em uma das primeiras sequências, James está atravessando uma ponte de mármore, montando um cavalo branco. Ambos estão centralizados, e a atemporalidade histórica entre em choque com o eminente progresso, evidenciado pela industrialização que mancha o horizonte londrino. 

Outro ponto muito interessante da série é a trilha sonora. Composta por Max Richter, a música é predominantemente modal, desenrolando-se de forma angustiante, visceral e quase animalesca, entrando em sintonia com cada uma das cenas. Tudo ainda é muito cru para ser digerido e, conforme nossas relações com os personagens se intensificam, o tom irá se acertando – para o melhor ou para o pior. 

‘Taboo’ nos apresenta uma perspectiva histórica bastante original, ainda que permeada por temas fantasiosos de outras construções do gênero. Mas garanto que a série é forte o suficiente para segurar o público e mantê-lo fiel até o capítulo de encerramento. 

 

🚨 Perdemos nosso antigo Instagram, siga o novo: instagram.com/sitecinepop 🚨

Não deixe de assistir:

Deixe um comentário