A arte é subjetiva e interpretativa. Um filme pode ser bom para mim e não para você, e vice versa. Podemos inclusive compreender os pontos de vista dos motivos pelos quais uma pessoa gosta ou não de determinada obra, mesmo que não concordemos. Podemos discordar cordialmente, afinal o respeito é a base de tudo. Afinal, a arte não é uma ciência exata que dê para ser medida. Sim, é preciso respeitar a opinião individual. Mas também é muito necessário respeitar a opinião coletiva. Ou seja, a opinião da maioria dos críticos ou do grande público. Mesmo que não gostemos de determinados tipos de filme, se sua bilheteria foi enorme, é preciso perceber que muitos ao redor do mundo gostaram. Por exemplo, os filmes de super-heróis podem não ser o seu lance, mas é preciso reconhecer que eles são o que mandam no mercado internacional atraindo um público ainda colossal aos cinemas.
Você pode ter lido o título da matéria e até ter achado prepotência de nossa parte ao nos prontificarmos a ranquear os grandes filmes do ano até o momento. Nossa verdade não é a única, obviamente, e essa opinião diria apenas de nós. Você pode concordar ou não. Mas aqui nem é o caso, pois o ranking não está baseado na minha opinião ou na de ninguém do site. Através de uma pesquisa tiramos a média das opiniões gerais dos críticos no Rotten Tomatoes e do grande público (pessoas como eu e você) no IMDB. Essa é a forma mais eclética e democrática de avaliar um filme. E mais uma vez, você tem todo o direito de não concordar. Confira abaixo.
Que Adam Driver é um grande ator ninguém duvida, e ele tem duas indicações ao Oscar para provar. Em termos de cinema entretenimento, Driver participou simplesmente da maior franquia atual: Star Wars, na qual viveu o vilão Kylo Ren na nova trilogia. A Sony achou por bem transforma no herói de uma grande aventura desta vez, e a coisa até tinha potencial. Na trama, Driver vive um piloto espacial vindo do futuro, contando com alta tecnologia como armas laser, que cai num planeta inóspito, somente para descobrir que se trata do passado da Terra, numa era ainda dominada por dinossauros. E a ideia para o filme era muito essa: a união de ‘Jurassic Park’ com ‘Star Wars’. Apesar da boa intenção, ‘65’ teve apenas 35% de aprovação dos críticos, 57% do público e num orçamento de US$45 milhões arrecadou apenas US$55 milhões mundiais.
Aqui temos um fenômeno curioso. Para começar, temos que dizer que o terceiro ‘Homem-Formiga’, cujo principal propósito foi apresentar o próximo grande vilão da Marvel – nas formas de Kang, o Conquistador (Jonathan Majors) -, é a maior bilheteria de 2023 até o momento, com mais de US$470 milhões arrecadados, num orçamento de US$200 milhões. O motivo? O público continua investindo seu tempo e dinheiro nas produções da Marvel, mesmo quando as críticas não são assim tão favoráveis. E elas não foram nada favoráveis, com 47% de aprovação, o longa é o mais mal avaliado do MCU (ao lado de ‘Eternos’). O público, depois de ter comparecido, concorda que ficou aquele gostinho de… faltou muito, e decidiu avaliar com 64% de aprovação.
Pobre DC. O ‘Snyderverse’ realmente afundou o que seria um tesouro em potencial para a Warner, os personagens dos quadrinhos da DC Comics. A visão do diretor não fluiu bem, e vem capengando desde ‘Batman vs. Superman’, com poucos acertos e muitos erros. O reflexo disso continua até hoje, e foi o responsável pelo fracasso do segundo ‘Shazam’. O primeiro até foi uma aventura agradável, apesar de, nem de longe, ter feito uma bilheteria exemplar. Junte a isso o relativo fracasso de ‘Adão Negro’ e a reformulação prometida por James Gunn. Tudo isso pode ter desestimulado o público para estes resquícios já produzidos. ‘Shazam 2’ foi o primeiro deles. Os críticos ficaram divididos com 50% de aprovação e o público foi mais benevolente com 65%, mas o fracasso de ‘Shazam’ foi mesmo nas bilheterias, onde com um orçamento de US$125 milhões, ainda não conseguiu se pagar com uma bilheteira mundial de US$120 milhões.
Já que as produções de super-heróis andaram dando com os “burros n’água” nesse início de 2023, a solução é apelar para os filmes de terror – uma fonte muito confiável para blockbusters. E no início deste ano tivemos alguns bem criativos e originais. Como é o caso com esse longa, baseado em uma história real, sobre um urso que come um tijolo de cocaína perdido na floresta. No filme, o urso fica “mucho loco” e vira um “super urso”, acelerado e com instinto assassino elevado à décima potência. Quem dirige é a atriz Elizabeth Banks. Com um material deste, é claro que o filme mistura humor e terror. Os críticos também se dividiram, mas a maioria aprovou com 67%, o público gostou um pouco menos com 60%. Com orçamento de US$35 milhões, o filme fez o dobro só nos EUA, e US$83 milhões ao redor do mundo.
Continuamos pelos filmes de terror com um dirigido pelo mestre das reviravoltas M. Night Shyamalan. O cineasta responsável por sucessos como ‘O Sexto Sentido’, ‘Sinais’ e ‘Fragmentado’ é especialista em finais chocantes e inesperados, mas seus fãs costumam ficar desapontados quando algumas de suas obras não trazem um desfecho, digamos, assim tão inesperado. É o caso com seu mais recente trabalho. Isso porque é baseado no livro de Paul Tremblay, sobre um casal e sua pequena filha, sequestrados em sua casa no campo por um grupo de fanáticos religiosos que os obriga a fazer a pior escolha de todas – tudo com o propósito de salvar o mundo do apocalipse. Será verdade ou loucura? Os críticos gostaram tanto quanto de ‘Urso do Pó Branco’, com 67% de aprovação, já o público gostou mais desse por 1 pontinho, com 61% – mesmo assim gostando menos do que os críticos em ambos os casos. O filme da Universal Pictures, com um orçamento de US$20 milhões, arrecadou mundialmente US$54 milhões.
Os filmes de terror ainda não acabaram na lista e continuam mostrando que podem ser muito populares com os críticos, o público e fazer boa bilheteira. É o caso com este sexto exemplar da franquia ‘Pânico’, que teve início lá atrás ainda nos anos 1990, antes de muitos dos fãs de hoje ou até mesmo de parte do elenco atual sequer ter nascido – como é o caso com Jenna Ortega, nascida em 2002 (após o terceiro ‘Pânico’). A franquia conquistou o que muitas marcas almejam atualmente, mas nem todas têm sucesso nessa missão: um reboot para a nova geração. Com ‘Pânico V’, ou simplesmente ‘Pânico’, a franquia recebeu novo fôlego, novos personagens, novos roteiristas e novos diretores. É como se começasse de novo do zero. Nesse novo capítulo, a ação é movida para Nova York pela primeira vez. Com aprovação de 77% dos críticos, 71% do público e bilheteria de US$152 milhões num orçamento de US$35 milhões, alguém duvida que a Paramount irá tirar do papel o filme 7 o quanto antes?
Pois bem, eu havia pensado em dizer no item acima que ‘Pânico VI’ não seria o último filme de terror da lista, mas procurei evitar o spoiler. Aqui está, mais um filme de terror classificado entre as produções populares mais badaladas do início de 2023. Se bem que para muitos, ‘M3GAN’ é considerado um filme de 2022, isso porque chegou a ter exibições prévias em alguns países no fim do ano passado, e inclusive realizou sessões de pré-estreia nos EUA. Seja como for, sua estreia em grande circuito, inclusive por lá em seu país de origem, ocorreu mesmo em janeiro deste ano. Muitos irão argumentar que preferem ‘Pânico VI’ a ‘M3GAN’. Bem, pode até ser, mas a verdade é que o filme sobre a “boneca Tik Tok assassina” conquistou muito mais os críticos com impressionantes 93% de aprovação. Já o público, gostou mais de ‘Pânico’ e deu 64% para ‘M3GAN’. A bilheteira da robozinha, no entanto, é maior com US$176 milhões num orçamento de US$12 milhões, garantindo o sinal verde para a sequência.
Mesmo com todo o drama envolvendo o astro Sylvester Stallone, ‘Creed III’ não foi prejudicado e conseguiu chegar em terceira posição do ranking com a medalha de bronze dos melhores blockbusters de 2023 até o momento. Acontece que Stallone tem verbalizado muito seu descontentamento, para dizer no mínimo, com o produtor Irwin Winkler e seus herdeiros, donos da franquia ‘Rocky’ / ‘Creed’. Stallone criou a história e os personagens, mas os vendeu para Winkler, que os administra e investiu dinheiro em todos os filmes. Stallone deseja uma parcela desse bolo e um pouco mais de voz na decisão criativa. Winkler bate o pé. Como forma de protesto, Stallone ficou de fora do terceiro ‘Creed’ e tentou boicotar o filme, mas não deu certo. Michael B. Jordan, o protagonista, resolveu estrear na direção com esse novo longa, e trouxe o badalado Jonathan Majors para viver seu novo adversário. O filme fez um golaço com 89% de aprovação dos críticos, 71% do público e uma bilheteria de US$261 milhões num orçamento de US$75 milhões.
Não existe nada que não possa ser adaptado. Mas existe muita coisa que pode não ser adaptada da maneira correta. Quando se decide realizar uma superprodução entregando tudo de coração e alma, o resultado quase sempre é positivo. Isso se chama paixão em um projeto. ‘Dungeons & Dragons’ é uma das propriedades mais adoradas da cultura pop desde os anos 1970 quando o jogo de tabuleiro foi criado. O jogo é uma aventura medieval de fantasia com direito a dragões, masmorras, magos, cavaleiros e todo tipo de criatura mística que a imaginação possa criar. Nos anos 80, a marca ficou popular graças ao desenho ‘Caverna do Dragão’, que tomou liberdades criativas quanto à trama, mas conquistou toda uma geração. Em 2000, o gosto amargo na boca ficaria a cargo de uma adaptação sem qualquer tempero encabeçada por Jeremy Irons. Agora, a nova versão resgata o espírito original do jogo e a diversão do desenho, num filme grandioso e um elenco de primeira, encabeçado por Chris Pine e Michelle Rodriguez. Os críticos adoraram, com 90% de aprovação, o público segue pelo mesmo caminho com 76%. Em matéria de bilheteria, o filme ainda tem um longo caminho para percorrer, mas já recuperou mais da metade de seu investimento.
Em primeira posição dos melhores blockbusters de 2023 (até o momento) não poderia ser outro. Um fato curioso sobre 2023 é que tivemos nos primeiros três meses deste ano, muitos lançamentos de qualidade, o melhor de anos recentes. Será difícil até mesmo para os próximos meses do ano igualaram a qualidade de tantos filmes bons estreando. Em especial março foi o campeão. Foi justamente esse mês que viu o lançamento de ‘John Wick 4’, o novo capítulo da franquia de “tiro, porrada e bomba” estrelada por Keanu Reeves como o matador do título. Mas é aí que está o grande trunfo – todos não cansam de tecer elogios ao quarto longa, afirmando que, obviamente, além de ser o melhor da franquia até o momento, consegue com criatividade ir muito mais além do que simplesmente ser apenas “tiro, porrada e bomba”. É claro que tamanho sucesso apenas aumentou os tentáculos da franquia, prometendo um quinto filme, um filme derivado e uma série derivada. ‘John Wick 4’ tem 94% de aprovação dos críticos, 83% do público e uma bilheteria mundial de US$250 milhões (até o momento) com mais espaço para crescer, num orçamento de US$90 milhões.