Uma das animações mais SUBESTIMADAS da Disney faz 20 anos em 2023; Veja curiosidades! – Zonatti Apps

Uma das animações mais SUBESTIMADAS da Disney faz 20 anos em 2023; Veja curiosidades!

A Walt Disney Studios é um dos maiores impérios da animação do mundo – senão o maior. E, enquanto boa parte de suas produções cai no gosto da crítica e do público, algumas não fazem o sucesso prometido à época do lançamento apenas para serem redescobertas anos mais tarde.

E uma delas é a subestimada e mística aventura ‘Irmão Urso’.

Lançado em 2003, o longa traz a história de Kenai, um bravo jovem indígena com uma aversão especial por ursos. Quando seu irmão Sitka é morto por um, Kenai mata o urso, mas é magicamente transformado em um deles. Para piorar a situação, seu outro irmão, Denahi, jura matar o urso que Kenai se tornou. A única esperança de Kenai é uma montanha mágica, onde ele acredita que pode ser transformado de volta em um ser humano e ele pede a Koda, um verdadeiro filhote de urso, para ajudá-lo a chegar lá.

Apesar de ter feito um estrondo de bilheteria, arrecadando mais de US$250 milhões contra um orçamento de US$46 milhões, a não foi bem recebida pela crítica, amargando apenas 37% de aprovação no Rotten Tomatoes – mas, ironicamente, conquistando uma indicação ao Oscar de Melhor Animação.

Em 2023, ‘Irmão Urso’ faz vinte anos e, para celebrar seu vindouro aniversário, preparamos uma breve lista trazendo algumas curiosidades de bastidores da produção.

Aproveite para assistir:

Confira:

  • A maioria dos personagens tem nomes de lugares reais no Alasca, onde a história se passa. Por exemplo, Kenai recebeu o nome da Península de Kenai.
  • Na versão alemã, Tuke e Rutt são chamados de Benny e Björn, em homenagem aos dois membros masculinos do grupo pop sueco ABBA.
  • Nos lançamentos do filme em italiano, alemão, espanhol e francês, o icônico musicista Phil Collins canta “On My Way”, “No Way Out” e “Welcome” nos idiomas locais, como fez nas canções de ‘Tarzan’. Ele também cantou “Look Through My Eyes” em francês e “No Way Out” em japonês.

  • Nos comentários do DVD, os alces Rutt e Tuke dizem que, se Kenai tivesse se dado ao trabalho de amarrar a cesta com os peixes corretamente, era possível que a maior parte do filme nunca tivesse acontecido.
  • Originalmente, Kenai deveria ter um urso mais velho chamado Grizz para guiá-lo pela floresta e se tornar como um irmão para ele. A construção de Grizz acabou não dando certo e ele foi substituído por Koda.
  • ‘Irmão Urso’ foi o primeiro filme da Casa Mouse a ter uma cena pós-créditos.

  • Cada cor que aparece nos Grandes Espíritos representa coisas diferentes. Quando a explosão e a poça de azul são mostradas, representam o céu, a água, as mulheres, a iluminação, a tristeza, entre outros. O vermelho mostra o pôr do sol, a guerra, o dia e o sangue; o amarelo mostra o sol, o dia e o amanhecer. Por fim, o verde claro mostra a chuva, a vida vegetal, a terra e o verão.
  • James Marsden foi considerado para o papel de Denahi. Eventualmente, o papel foi dado a Jason Raize – o único filme do ator antes de sua trágica morte em 2004.
  • Kenai e Koda encontram pinturas rupestres em uma cena. Pinturas rupestres nunca foram descobertas nas partes mais extremas da América do Norte – na verdade, a imagem popular delas representada no filme é baseada nas encontradas na Europa.

  • O filme foi o último da Walt Disney Animation Studios a ter uma sequência lançada diretamente em vídeo. ‘Irmão Urso 2’ teve sua estreia em 2006.
  • O penhasco onde Kenai mata a mãe de Koda e depois se transforma em um urso tem o formato de uma cabeça de urso.
  • Como Kenai escolheu permanecer um urso para sempre no final do primeiro filme, a única vez que vimos sua forma humana novamente é na sequência direta em vídeo, como um garotinho em um flashback perto do início do longa-metragem.
Não deixe de assistir:

Deixe um comentário