‘Baila Comigo’, ‘Banho de Espuma’: conheça histórias curiosas por trás de sucessos de Rita Lee – Entretenimento – Zonatti Apps

‘Baila Comigo’, ‘Banho de Espuma’: conheça histórias curiosas por trás de sucessos de Rita Lee – Entretenimento


A cantora e compositora Rita Lee, que morreu na segunda-feira (8), aos 75 anos, deixou um repertório com 324 músicas e 642 gravações cadastradas, segundo dados divulgados pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Foi uma das cantoras brasileiras que mais venderam discos na história, com estimativa na casa dos 55 milhões de cópias.






Quando anunciou a sua aposentadoria, em 2012, Rita Lee deixou claro para o público que renunciaria aos palcos, mas não abandonaria a composição, tida como uma de suas maiores paixões.


No livro Rita Lee – Uma Autobiografia, lançado pela Globo Livros, em 2016, a artista conta histórias curiosas por trás de sucessos como Baila Comigo, Banho de Espuma e outros. A seguir, o R7 selecionou algumas delas.


‘Coisas da Vida’


“A faixa de mais sucesso nas rádios foi Coisas da Vida, que fiz viajando de ácido e o santo baixou no piano, tipo ‘shut up and play’, passando batido pelo meu ego, a única composição que compus inteira no teclado, letra e música, em cinco minutos, outra que deu orgulho ter psicografado. A fotografia da capa foi feita no Ibirapuera, eu de ‘índia urbana’ usando um colar de esmeraldas caríssimo emprestado da H. Stern, e junto com ele um guarda-costas da loja para ficar de olho”, afirma Rita, na página 148 do livro.


Coisas da Vida está presente no disco Entradas e Bandeiras, quinto álbum da cantora, lançado em 1976, época em que integrava a banda Tutti Frutti.





‘Baila Comigo’




“Quando ainda estava grávida do Juca [João Lee, segundo filho], um dia sonhei que cantava uma música desconhecida, mas muito familiar, aquelas surrealidades que acontecem em sonhos e que a gente lá na hora acha supernormal. Levantei, encaixei o violão na barriga e, em cinco minutos, Baila Comigo estava feita. Meu ego não interferiu em nada, o santo fez tudo sozinho, aliás, um santo pioneiro ambientalista quando ainda nem existia a moda de artistas defenderem a natureza.”


A canção consta no álbum Rita Lee em Bossa’n Roll, lançado no início dos anos 1990.





PUBLICIDADE

‘Banho de Espuma’




Banho de Espuma chamava-se Afrodite, mas a ‘Solanja’ [Solange Maria Chaves Teixeira Hernandes, tida como uma das maiores censoras no regime militar, responsável por comandar cortes em produções artísticas entre 1981 e 1984] implicou com o nome e com as expressões ‘bolinando’ e ‘em qualquer posição’. Mudei o título, troquei bolinando por ‘esfregando’ e em qualquer posição por ‘com toda disposição’. Mandei de volta e passou. Dãã. Essa música, aliás, foi baseada numa cena autobiográfica do casal na banheira do quarto de Oscar Wilde.”


Banho de Espuma consta no álbum Saúde, o nono álbum lançado por Rita Lee, lançado em 1981.





‘Vírus do Amor’




Vírus do Amor, uma parceria das mais felizes do casal, levada swingadona e potente, bem-arranjada e executada à perfeição. A letra se localiza em algum ponto cinzento de São Paulo e fala sobre a sorrateira aids camuflada de amor.”


Composta por Rita Lee e o marido, Roberto de Carvalho, a música faz parte do álbum Rita Lee em Bossa’n Roll.





‘Mania de Você’




Mania de Você, composta em cinco minutos com o inspiradíssimo script de uma recém-trepada perfeita. Sem pudores, o casal se mostrava de corpo e alma, oferecendo a trilha sonora da sexualidade elegante para motel cinco estrelas nenhum botar defeito.”


Na autobiografia, Rita Lee admite se tratar de sua música favorita. Está no álbum de 1979.


Deixe um comentário