entenda os dois tempos verbais – Zonatti Apps

entenda os dois tempos verbais

Quando estamos aprendendo inglês, é normal que a gente fique em dúvida sobre o uso correto de cada tempo verbal. Podemos confundir, por exemplo, o sentido de dois tempos verbais passados: past continuous e simple past.

Por isso, é importante mantermos a atenção: o past continuous é usado para falar de ações ou situações que aconteceram no passado e continuaram acontecendo por algum tempo ainda no passado. Já o simple past indica ações ou situações que aconteceram em um momento pontual do passado.

Caso ainda não tenha ficado muito claro, não se preocupe! Vamos conhecer direitinho os sentidos do past continuous e simple past, para aprender a diferenciá-los. E o melhor: do jeito que a gente mais ama, com música. Let’s have some fun!

Qual é a diferença entre o Past Continuous e Simple Past?

Vamos lá, chegou a hora de acabar com a confusão entre past continuous e simple past!

Past continuous

Para começar, podemos retomar o past continuous. Esse tempo verbal é usado para ações ou eventos contínuos no passado, isto é, que começaram no passado e perduraram por algum tempo do passado.

Sua estrutura é: sujeito + was/were + verbo no gerúndio (-ing) + complemento.

Com alguns exemplos vai ficar bem fácil de entender, se liga:

Oh, we were watching How I Met Your Mother. We love that show so much! Ah, nós estávamos assistindo How I Met Your Mother. Amamos tanto essa série!
Hey, take one of my earphones, I was listening to Kim Petras’s new song. Oi, pega um dos meus fones de ouvido, eu estava ouvindo a nova música da Kim Petras.
— Your parents were looking for you. Where were you?
— I was at Ashley’s house, we were watching Wednesday, it’s so cool.
— Seus pais estavam procurando você. Onde você estava?
— Estava na casa da Ashley, nós estávamos assistindo Wandinha, é tão legal.

E, como gostamos muito de música por aqui, vamos ver um exemplo de música com past continuous para aprender de um jeito ainda mais divertido.

O lendário John Lennon nos mostra alguns contextos de uso de past continuous com sua canção Jealous Guy.

I was feeling insecure

Eu estava me sentindo inseguro

You might not love me anymore

Talvez você não me ame mais

I was shivering inside

Eu estava tremendo por dentro


Simple past

Agora, seguiremos para a segunda etapa dos nossos estudos, dando atenção ao tempo verbal simple past.

Diferentemente do past continuous, o simple past é usado para ações pontuais no passado, que aconteceram em um momento exato, ou que se estenderam por um tempo definido.

Para formar uma frase com verbo regular no simple past, basta adicionar –ed ao final do verbo, ou apenas –d, caso o verbo termine em “e”.

Já os verbos irregulares não possuem uma regra definida, mas relaxe, com o tempo e a prática você conseguirá memorizá-los sem problemas!

Sabemos que, com definições abstratas, fica difícil entender direitinho. Por isso, vamos partir para os exemplos e ver como o uso do simple past é realmente simples!

I lived with my mom in Canada for ten years. Eu vivi com a minha mãe no Canadá por dez anos.
I really enjoyed Blink 182’s concert, I was waiting for it for so long! Eu gostei muito do show do Blink 182, estava esperando esse momento por tanto tempo!
We felt so tired after that Lord of The Rings binge-watch. Nós nos sentimos tão cansados depois de maratonar os filmes do Senhor dos Anéis.

E, para deixar tudo mais interessante e compreensível, vamos ver mais uma das músicas em inglês com verbos no passado!

A cantora e compositora Sabrina Carpenter pode nos ajudar com sua faixa because i liked a boy, em que há usos emblemáticos do simple past.

Tell me who I am

Me diga quem eu sou

Guess I don’t have a choice

Já que não tenho escolha

All because I liked a boy

Tudo porque eu gostei de um garoto

Simple Past para interromper o Past Continuous

Além dos usos que acabamos de ver, também é importante ter em mente outra característica que conecta past continuous e simple past.

O simple past, por ser usado para acontecimentos pontuais e/ou definidos no passado, pode servir para interromper o past continuous.

Assim, temos uma ação que durou algum tempo no passado e foi “interrompida” por outra, também no passado. Vamos aos exemplos para entender isso na prática!

She was watching TV when we arrived. Ela estava vendo TV quando nós chegamos.

Na frase acima, vemos que a ação que durou algum tempo no passado foi a de “assistir TV”. Então, outras pessoas chegaram enquanto a ação de assistir TV ainda estava acontecendo.

O pronome relativo “when” é usado para apresentar a ação de chegada (“we arrived”), que interrompe a anterior.

É com essa lógica que os tempos verbais past continuous e simple past podem ser usados em conjunto! Veja, a seguir, mais frases que ilustram essa relação.

I broke my arm when I was stage diving at that rock concert. Eu quebrei o meu braço quando estava pulando do palco naquele show de rock.
They were going home, after school, when Mason invited them to the party. Eles estavam indo para casa, depois da escola, quando o Mason os convidou para a festa.

Continue aprendendo a usar os tempos verbais em inglês!

Agora, nós sabemos em quais contextos usar os tempos verbais past continuous e past simple. Então, por que parar por aqui, não é mesmo? Vamos aprender também quais são os sentidos e usos do tempo verbal present perfect — e faremos isso do melhor jeito possível: ouvindo mais música boa!

Deixe um comentário