A genialidade de Alan Menken dentro da música é inegável. Seus incríveis trabalham conseguem alcançar diversos públicos e possuem uma atemporalidade inenarrável, capaz de combinar a essência das árias gregas com os tons mais melodiosos do pop contemporâneo. E aproveitando o hype da adaptação em live-action de ‘A Pequena Sereia’, cuja trilha sonora foi composta por ele, resolvemos homenagear seu trabalho separando as dez melhores canções que compôs.
Confira nossas escolhas abaixo:
10. “MOTHER KNOWS BEST”
Filme: Enrolados
As animações da Disney costumam trazer solos icônicos para seus antagonistas, ajudando o público a compreender suas intenções e de que forma eles se postam como reflexos imediatos dos heróis. E, em ‘Enrolados’, Menken alcançou um novo ápice desse nicho com “Mother Knows Best” – uma memorável infusão de pop que traz a Mãe Gothel (Donna Murphy) silenciando Rapunzel (Mandy Moore) e dizendo que sabe mais que ela sobre o “perigoso” mundo lá fora.
9. “ZERO TO HERO”
Filme: Hércules
‘Hércules’ nos leva de volta à Grécia Antiga e acompanha as aventuras de um dos personagens mais icônicos de todos os tempos – destinado a salvar Atenas e seus habitantes de caírem nas garras do maligno Hades, o Deus do Submundo. Entretanto, ele não se configura como um herói nato e deve passar por um intenso treinamento. E é aí que entra o tema “Zero to Hero”: fugindo do que poderíamos imaginar, Menken se apropria do blues, do R&B e do disco para arquitetar uma vibrante e dançante faixa guiada pelas soberbas vozes das Musas.
8. “HELLFIRE”
Filme: O Corcunda de Notre-Dame
‘O Corcunda de Notre-Dame’ é uma das investidas mais subestimadas da Disney e não teve o devido reconhecimento à época de seu lançamento. Ainda que tenha sido redescoberta anos depois, a produção chamou a atenção da crítica pela impecável trilha sonora – e a faixa que a melhor traduz é “Hellfire”, que traz uma mistura muito inteligente de ópera com cantos gregorianos e cantigas religiosas em latim. A canção revela o lado mais sombrio do Cardeal Frollo, o antagonista da narrativa, que se apaixona pela cigana Esmeralda e se vê tentado a pecar, considerando a jovem como uma bruxa e tentando se livrar de seu “feitiço luxurioso”.
7. “UNDER THE SEA”
Filme: A Pequena Sereia
A beleza de “Under the Sea” está em sua identidade. Assim como em outros filmes dos estúdios Disney, esta música utiliza-se de elementos de percussão que harmonizam com a ambientação da cena, incluindo violões, violoncelos, bongôs e tambores acústicos. A letra é acompanhada de uma fluidez própria “do fundo do mar”, levando o espectador a acompanhar as coreografias dos personagens e do crescente harmônico da cantoria, transformando a música num clássico atemporal.
6. “COLORS OF THE WIND”
Filme: Pocahontas
‘Pocahontas’ pode não ter sido o filme de maior sucesso da Casa Mouse, mas é inegável que a trilha sonora composta por Menken se configura como um ponto alto na trama. Optando por uma construção orquestral mais suave, pontilhada com violinos, violoncelos e a sutil melodia da flauta doce, “Colors of the Wind” resume muito bem a contraposição escrachada entre os nativos americanos e os colonizadores ingleses, narrando de forma magistral a simplicidade do mundo da protagonista.
5. “FRIEND LIKE ME”
Filme: Aladdin
A capacidade de Alan Menken de unir diversos estilos musicais em um só é invejável e quase mística. Em “Friend Like Me”, uma das obras-primas que definem a identidade da animação ‘Aladdin’, Robin Williams utiliza sua versatilidade em cena para cantar uma peça sonora composta por saxofones, bumbos e flautas – instrumentos destoantes entre si, mas que, unidos pela melodia da época com alguns toques de jazz, criam uma ambientação espetacular e catártica.
4. “BE OUR GUEST”
Filme: A Bela e a Fera
Um dos grandes ápices de ‘A Bela e a Fera’ – e talvez aquele que arranque mais arrepios e suspiros do público – é a música “Be Our Guest”. Tanto a melodia e a letra quanto a coreografia fornecem o cenário seiscentista da narrativa, combinado com a identidade essencialmente francesa. Lumière, o candelabro encantado, é o astro principal, e começa a dissertar sobre a arte do jantar e das habilidades de cada um dos habitantes do Castelo da Fera enquanto é acompanhada por notas de sanfona soberbas. O desfecho tem uma mistura híbrida de ópera italiana com certos elementos pop que conferem atemporalidade e naturalidade à cena, transformando uma simples música num espetáculo completo.
3. “BEAUTY AND THE BEAST”
Filme: A Bela e a Fera
“Beauty and the Beast” é o grande tema de ‘A Bela e a Fera’, vencedor do Oscar de Melhor Canção Original. É um dos temas mais românticos, sensíveis e graciosos feitos por Menken. Junto com o músico Howard Ashman (com quem trabalhou em ‘A Pequena Sereia’), o musicista arquitetou um tema sutil em que a letra fala sobre o próprio conto e sobre o sentimento de se apaixonar por alguém diferente – um dos principais motes do conto de fadas da Casa Mouse.
2. “PART OF YOUR WORLD”
Filme: A Pequena Sereia
Essa é considerada pelos próprios realizadores de ‘A Pequena Sereia’ como a música mais importante do filme, ao ponto de brigarem com a Disney para deixarem ela no corte final do filme. Mas por que “Part of Your World” tem essa importância? Porque é a música que define a protagonista Ariel e qual é o seu sonho que irá buscar durante todo longa. O tom romântico e a letra sincera nos faz comprar como ela realmente quer conhecer e viver no mundo humano. Não é surpresa que a faixa tenha, inclusive, sido indicada ao Oscar de Melhor Canção Original.
1. “A WHOLE NEW WORLD”
Filme: Aladdin
Os momentos românticos das animações Disney são sempre tratados com bastante carinho por seus realizadores – mas “A Whole New World” tem um momento mágico indescritível, idealizado pela composição harmônica de violinos e clarinetes. À medida em que Aladdin e Jasmine se libertam das prisões de Agrabah, a música vai encontrando seu crescendo até culminar no refrão que dá nome ao título, permeado por suaves tilintares místicos e extremamente bem-vindos numa narrativa como esta.