Faltam menos de duas semanas para começar a Copa do Mundo de 2023, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, pelas 32 melhores seleção de futebol feminino do planeta.
Pensando nisso, o R7 apresenta as principais características dos dez estádios, espalhados nos dois países sede, que receberão a competição
1. Brisbane Stadium
O Brisbane Stadium, também conhecido como ‘The Cauldron’ (‘O Caldeirão’, na tradução literal do inglês), é um dos estádios que receberá os torcedores das mais diversas nacionalidades. Localizado em Queensland, na Austrália, ele tem a capacidade de 46.851 lugares.
O local, inaugurado em 1914, será palco para cinco partidas pré-definidas, uma delas do Grupo F, da seleção brasileira. No dia 29 de julho, França e Brasil se enfrentam no Caldeirão
2. Dunedin Stadium
Também chamado de ‘The Glasshouse’ (em português, ‘A Estufa’), o estádio, que fica na cidade de Dunedin, é o único coberto da Nova Zelândia. O espaço, construído em 2011, tem capacidade para 24.243 torcedores.
Ele receberá seis jogos da fase de grupos e, entre as seleções que entrarão em campo, está a Holanda, finalista da última Copa
3. Eden Park
Localizado em Auckland, na Nova Zelândia, o Eden Park, que antes era palco, principalmente, de partidas de Rugby, sediará o jogo de abertura da competição, que será disputado entre Nova Zelândia e Noruega.
Depois da estreia, os gramados irão receber seis jogos da fase de grupos, sendo dois dos Estados Unidos, atuais campeões da Copa.
O estádio, inaugurado em 1900, tem capacidade para receber 40.536 pessoas
4. Hindmarsh Stadium
Inaugurado em 1960, o Hindmarsh foi reformado para a Copa do Mundo. O espaço ajustou questões de acessibilidade, ganhou uma nova cobertura na arquibancada leste e uma sala de eventos corporativos.
Com capacidade para 13.327 torcedores, o campo receberá quatro jogos da fase de grupos, sendo um deles do Brasil – no dia 24 de julho, a seleção enfrenta o Panamá na cidade Adelaide, na Austrália
5. Melbourne Rectangular Stadium
No centro da cidade de Melbourne, na Austrália, está o Melbourne Rectangular Stadium – construído em 2010. Neste mês, 24.870 torcedores poderão lotar suas arquibancadas para acompanhar quatro jogos da fase de grupos da Copa.
Os brasileiros podem estar nessa lista, já que o lugar recebe, no dia 2 de agosto, a partida entre Jamaica e Brasil
Uma curiosidade sobre o Melbourne é que, em 2012, ele recebeu o prêmio de ‘estádio mais icônico e relevante culturalmente do mundo’ no Congresso World Stadium Congress, que aconteceu em Doha, no Qatar
6. Perth Rectangular Stadium
Perth, no início, tinha um campo em formato oval e era usado para jogos de lacrosse, críquete e futebol. Em 2004, no entanto, ele se tornou retangular.
Até hoje, é o único estádio retangular de Perth, cidade da Austrália. O local passou por umas adequações para receber a Copa, que não foram detalhadas.
O local será sede de cinco jogos da fase de grupos, entre eles um do grupo do Brasil (Panamá x Jamaica), e pode receber 13.932 torcedores
7. Stadium Australia
Localizado no Sydney Olympic Park, em Sydney, o também conhecido como ‘Estádio Olímpico’, irá sediar a final da Copa do Mundo, marcada para o dia 20 de agosto.
Mas, antes do fechamento, também recebe o jogo de estreia da Austrália contra a República da Irlanda, no dia 20 de julho. Serão 69.314 cadeiras disponíveis ao público.
Vale lembrar que o estádio já recebeu uma final de Copa do Mundo em 2005, em que os australianos foram campeões em cima do Uruguai. Será que essa sorte se repete?
8. Sydney Football Stadium
Conhecido comercialmente como ‘Allianz Stadium’, o Sydney Football Stadium, inaugurado em 2022, é uma versão revitalizada do original, construído em 1988.
Mesmo que ainda seja recente, ele também foi reformado para a Copa. Com capacidade para receber 38.841 torcedores, ele será palco de seis partidas da fase de grupos. Entre as seleções que viajarão até Sydney para pisar nesse gramado estão Inglaterra e Dinamarca
9. Waikato Stadium
Depois de sediar a Copa do Mundo Feminina Sub-17, em 2008, e a Copa do Mundo Sub-20 em 2015, o Waikato Stadium, da cidade de Hamilton, na Nova Zelândia, recebe cinco jogos da fase de grupos da competição de 2023.
Entrarão em campo, por exemplo, as seleções de Japão, Noruega, Argentina e Suécia. 16.271 torcedores poderão lotar as arquibancadas do estádio, inaugurado em 2002
10. Sky Stadium
Conhecido localmente como ‘The Cake Tin’ (‘A Lata de Bolo’, em português), o estádio da cidade de Wellington, na Nova Zelândia, pode receber 31.089 torcedores. Ele será palco de sete jogos da fase de grupos, incluindo o mais esperado: Estados Unidos x Holanda, reedição da partida final da Copa de 2019, em que os EUA se consagraram campeões.
Desde que foi inaugurado, em 2000, o estádio é usado para os mais diversos esportes, como Rugby Union, Rugby League, Cricket e o próprio futebol. O local, que tem 64 camarotes corporativos, também recebe eventos e exposições