A ver na RTP2 (18 a 24 de setembro 2023) – Notícias de televisão e séries – Zonatti Apps

A ver na RTP2 (18 a 24 de setembro 2023) – Notícias de televisão e séries

Destaques da programação semanal na RTP2.

Esta semana, a RTP2 estreia a segunda temporada da série britânica “O Veterinário de Província”, baseada nos livros de James Herriot, sobre a vida de um veterinário numa área rural da Grã-Bretanha durante os anos 50.

O documentário “A Vida é um Autocarro Vazio” lança uma crónica sobre a vida e obra de Maria Judite de Carvalho, por ocasião do aniversario da escritora portuguesa.

Surgem também novos episódios do programa “Visita Guiada” que continua a mostrar o património português; e estreia “Correspondência: Cocteau e Picasso” que revela as cartas trocadas por duas personalidades marcantes do século XX.

Em vários episódios, “Mistérios da Magia” viaja pelos mistérios da humanidade com o professor, investigador e ilusionista Nuno André e “Natureza Extraordinária” exibe poderes extraordinários do mundo natural.

Nas noites de cinema da RTP2 são exibidos “Algo de Novo”, da cineasta italiana Cristina Comencini, que explora com inteligência e simpatia o mundo feminino; “Crash”, de David Cronenberg, adaptado do romance de J.G. Ballard, uma macabra visão sobre o fascínio do sexo e da morte; e “Ornamento e Crime”, do português Rodrigo Areias, sobre extorsão, arquitetura e corrupção.

Na música, “Fado, Flamenco e Cante Alentejano” gravado durante o Alentejo World Heritage Festival presta homenagem às três principais tradições musicais da Península Ibérica; e no recital de piano “O Livro dos Sons” a pianista portuguesa Joana Gama interpreta a obra-prima de Hans Otte.

 

Natureza Extraordinária

RTP2, segunda, 18 de setembro, 16h00

Série documental (3 episódios)

Têm super sensores e super armaduras. São super-rápidos, super construtores, super-resistentes, super escorregadios, super fortes, super organizados e super económicos. E estão ao nosso redor, existindo discretamente. Como podemos usar a nosso favor o potencial da flora e da fauna, os maiores atletas do mundo natural? A natureza é como uma biblioteca, um excelente manual do utilizador para quem imagina o futuro. Não há dúvida: o futuro é bio mimético e, em 2050, teremos aprendido a melhor forma de aproveitar a incrível biblioteca do mundo natural e os seus superpoderes para melhor satisfazer as nossas necessidades mais básicas e fundamentais. A necessidade de cuidar de nós, de viajar, de nos alimentarmos, encontrarmos alojamento e comunicar.

 

Visita Guiada

RTP2, segunda, 18 de setembro, 22h50

Série documental

No primeiro de novos episódios, “Visita Guiada” desloca-se à Costa da Caparica. Até meados do séc. XVIII, o litoral do concelho de Almada era completamente despovoado. Ninguém vivia no território daquela que, no séc. XX, veio a ser uma das principais cidades satélites de Lisboa: a Costa da Caparica. Foram pescadores da zona da ria de Aveiro e do sotavento Algarvio que, por razões diferentes, no decurso de 1700, convergiram para os areais da Costa da Caparica. Pioneiros no povoamento da região, à época infecta, esses pescadores, do Norte e do Sul do país, foram abandonados à sua sorte durante cem anos pelas autoridades locais e nacionais. A partir dos anos 20 do séc. XX, com o início da exploração turística da Costa da Caparica, os descendentes desses primeiros povoadores foram exilados nas periferias do novo centro urbano. Com o Estado Novo, os pescadores da Costa da Caparica passaram a gozar de benefícios sociais sem precedentes e a sua imagem a ser esgrimida pelo regime com fins propagandísticos. Uma história surpreendente contada pelo investigador Francisco Silva, que conseguiu a classificação da Arte Xávega, a arte dos pescadores da Costa da Caparica, como Património Cultural Imaterial.

 

Algo de Novo (2016)

RTP2, segunda, 18 de setembro, 23h25

Filme

Lucia e Maria são duas amigas que se conhecem desde sempre, mas que não poderiam ser mais diferentes uma da outra. Lucia já́ não quer saber de homens, Maria não consegue viver sem eles. Uma noite cai (finalmente!) na sua cama o homem perfeito: lindo, sensível, cheio de paixão, maduro. Se calhar aquele homem, encontrado por acaso, é mesmo “Aquele” que todas as mulheres procuram, e assim sendo, que importa realmente a idade?

Filme da cineasta italiana Cristina Comencini, que explora com inteligência e simpatia o mundo feminino.

 

A Vida é um Autocarro Vazio

RTP2, terça, 19 de setembro, 23h25

Documentário

Figura da literatura portuguesa do século XX, Maria Judite de Carvalho preferiu sempre observar à exposição. Apelidada por Agustina Bessa Luís como “flor discreta da literatura”, não poupou nas palavras que escreveu sobre a sociedade portuguesa, com uma acutilância que poucos conseguiram alcançar. Talvez o silêncio que preferia a fazia mais atenta aos pequenos pormenores do quotidiano. Casada com Urbano Tavares Rodrigues, passou alguns anos em Paris, mas foi em Lisboa que encontrou o território perfeito para os seus romances e crónicas que tantos jornais popularam. Publicou 13 romances, venceu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco por duas vezes e foi ainda feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Quem lê Maria Judite de Carvalho antevê um pouco daquilo que foi a sua vida. Com este documentário, mergulhamos no seu percurso e esperamos que nos possa dar algumas pistas para desvendar os silêncios de uma das maiores escritoras portuguesas

 

O Veterinário de Província (2ª temporada)

RTP2, quarta, 20 de setembro, 12h00

Série

Três meses se passaram. É o auge da primavera em Dales e o jovem veterinário James Herriot vê-se cada vez mais forçado a fazer uma escolha: deve apoiar a família ou seguir o coração?

Numa viagem a Glasgow, onde visitou os pais, James recebeu uma oferta de emprego numa moderna clínica veterinária local e tem de decidir entre ficar em Glasgow com os pais idosos ou regressar à sua nova vida em Yorkshire. Enquanto James e Helen lidam com os sentimentos que nutrem um pelo outro, Siegfried, Tristan e a Sra. Hall lidam com tensões familiares, interesses amorosos e uma variedade de animais, grandes e pequenos. Embora percebam que juntos são melhores, James deve, em última análise, fazer uma escolha entre o que mais ama.

 

Tribunal Constitucional – 40 Anos a Cumprir o Futuro (novos episódios)

RTP2, quarta, 20 de setembro, 22h50

Série documental

Nos 40 anos do Tribunal Constitucional, a RTP revisita leis que mexeram com o país, e cuja constitucionalidade o Tribunal verificou. Esta série aborda temas fraturantes que mudaram a vida dos portugueses: desde a interrupção voluntária da gravidez, extinção do Serviço Nacional de Saúde, doação de órgãos, aos direitos iguais para filhos nascidos fora e dentro do casamento, passando pelo ensino religioso nas escolas públicas, pelo direito de voto, pela investigação da paternidade, até ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, entre muitos outros acórdãos que são, também, um retrato cronológico de Portugal pós-25 de Abril de 1974, ilustrado com imagens do Arquivo RTP. O Tribunal Constitucional, como guardião da Constituição, cumpre o futuro do país com as linhas do Direito.

Programa coordenado por Sílvia Alves.

 

Portugal de…

RTP2, quarta, 20 de setembro, 23h00

Série documental

“Portugal de…”, mergulha nas diversas perspetivas de Portugal por meio das histórias de 10 figuras notáveis de uma geração, numa abordagem documental e intimista. Enquanto nos conduzem pelas paisagens do seu Portugal pessoal, compartilham as suas visões únicas sobre o que significa ser português. Cada episódio é uma jornada profunda e pessoal, revelando o país e a sua identidade através dos olhos e das experiências dos protagonistas.

 

Enfermeiros dos Corais

RTP2, quinta, 21 de setembro, 16h00

Documentário

Os recifes de coral ocupam apenas 0,2% dos oceanos, mas abrigam 25% das espécies marinhas. Proporcionam alimento, protegem as costas e constituem uma riqueza inestimável para a Humanidade. Mas as imagens de corais coloridos e cheios de vida estão a tornar-se cada vez mais raras. O documentário de Clémence Rabeau mostra-nos as formas de proteger os recifes de coral: desde técnicas já implementadas e bem-sucedidas até soluções em teste e ideias promissoras em fase inicial. Vamos conhecer os investigadores por detrás destas inovações que embarcaram numa corrida contra o tempo para salvar estes ecossistemas únicos.

 

Correspondência: Cocteau e Picasso

RTP2, quinta, 21 de setembro, 22h55

Documentário

Durante séculos escrevemos para dar notícias, trocar ideias, expressar amor ou dor, para contar uns aos outros sobre o mundo em que vivemos. As cartas são a memória do mundo, fragmentos de vida apreendidos no corpo da grande História. O que revela a correspondência de Picasso no auge da criação? As respostas às páginas em branco da História encontram-se no âmago dessas cartas, na vitalidade dessas trocas.

Através de um caleidoscópio de arquivos e vozes, o documentário de Dorothée Lachaud revela as cartas trocadas por duas personalidades marcantes do século XX, o escritor e cineasta francês Jean Cocteau (1889-1963) e o artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973). As cartas tornam-se vozes e diálogos de correspondência, testemunhas de uma história íntima a duas vozes, mas ao mesmo tempo universal que ilumina a paisagem interior de uma época.

 

Crash (1996)

RTP2, sexta, 22 de setembro, 22h55

Filme

Filme de David Cronenberg (“Crimes do Futuro”, “Cosmopolis”, “Um Método Perigoso”, “Zona de Perigo”, “A Mosca”), adaptado do romance de J.G. Ballard, uma macabra visão sobre o fascínio do sexo e da morte.

Um dos maiores êxitos da carreira de David Cronenberg e, também, um dos seus filmes mais controversos e polémicos. “Crash” é um filme demencial sobre o fascínio do sexo e da morte sobre rodas. Trata-se de uma macabra visão sobre a combinação entre erotismo e mutilação, autodestruição calculada e desejo sexual, morte violenta e acidentes rodoviários. James Ballard (James Spader), um produtor de filmes publicitários, tem um grave acidente de viação ao colidir com outro automóvel, que resulta na morte do outro condutor e deixa a mulher dele ferida. No hospital, Ballard perde-se e volta a encontrar Helen Remington (Holly Hunter), a viúva da vítima mortal do acidente. Na sua companhia conhece Vaughan (Elias Koteas), um cientista e fotógrafo fascinado pela beleza erótica dos ferimentos e das mutilações originadas por acidentes de viação. Ballard começa por se sentir curioso em relação a Vaughan e às suas ideias de recriar acidentes célebres, como o que vitimou James Dean. E, a pouco e pouco, deixa-se contagiar pelo erotismo que emerge da insólita combinação.

 

Mistérios da Magia

RTP2, sábado, 23 de setembro, 17h20

Série documental (em 13 episódios)

 Nuno André, professor, investigador e ilusionista, leva-nos pelos Mistérios da Humanidade através dos principais conceitos dos truques de magia e dos diferentes fenómenos da física, química, matemática, história, psicologia.

O cérebro humano é o ponto de partida para esta viagem. É através dele que conhecemos o mundo, mas é também através dele que somos apanhados em várias armadilhas. Tudo acontece no nosso cérebro.

 

Alentejo World Heritage Festival

RTP2, sábado, 23 de setembro, 22h00

Concerto

Concerto de Fado, Flamenco e Cante Alentejano, uma homenagem às tradições musicais da Península Ibérica.

A vila alentejana de Cabrela recebeu a primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival”, um diálogo muito especial entre as três principais tradições musicais da Península Ibérica: o cante alentejano, o fado e o flamenco, reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Numa deslumbrante seara alentejana, com o pôr do sol como pano de fundo, o Concerto de Fado, Flamenco e Cante Alentejano juntou em palco Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, a companhia Barcelona Flamenco Ballet, o Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, o grupo coral Fora d”Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

 

Ornamento e Crime (2017)

RTP2, sábado, 23 de setembro, 23h35

Filme

Policial do cineasta português Rodrigo Areias (“Estrada de Palha”, “Vencidos da Vida”, “Surdina”) sobre extorsão, arquitetura e corrupção.

A história de um detetive privado que, enquanto tenta encontrar uma forma de sair da cidade, vai continuando os seus esquemas de extorsão com ajuda da companheira. Porém, numa sociedade dominada pela “máfia” da construção civil, vereadores, empreiteiros, polícias e mulheres fatais dificilmente poderão ser vencidos nesta mesa de jogo… o risco de algo correr mal parece demasiado elevado.

 

O Livro dos Sons

RTP2, domingo, 24 de setembro, 23h05

Concerto

A pianista portuguesa Joana Gama interpreta a obra-prima de Hans Otte.

“Das Buch der Klänge”, “O Livro dos Sons”, peça para piano com doze partes, é a obra-prima de Hans Otte (1926-2007). A essência desta peça é a alternância entre a produção de uma sonoridade lenta, quase estática, hipnótica, e a sonoridade do movimento. É este o espírito de “O Livro dos Sons” de Hans Otte, os sons que Joana Gama nos convida a perseguir, enquanto ecoam na renovada estufa do Jardim Botânico de Coimbra.

Deixe um comentário