A franquia de ‘Invocação do Mal’ inclui história de Annabelle e ganhou novo filme neste mês, ‘A Freira 2’
Invocação do Mal (2013) foi o começo de uma série de filmes sobre histórias e mistérios macabros que envolvem o casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren, ambos já falecidos. A franquia ganhou sequências, spin-offs e prequels com atores como Vera Farmiga, Patrick Wilson, Joey King e Taissa Farmiga. O mais novo, A Freira 2, está nos cinemas.
Para entender melhor o universo de Invocação do Mal, saiba qual a ordem cronológica dos longa-metragens:
A Freira (2018)
A Freira se passa na Romênia, em 1952, e gira em torno de uma freira que comete suicídio. Um padre e uma noviça são enviados pelo Vaticano ao convento para investigarem o incidente. O que eles não esperavam, porém, é que o caso envolvia uma força do mal personificada em uma freira.
Annabelle 2: A Criação do Mal (2017)
Fazendo um salto temporal bem pequeno — três anos após a aparição da freira demoníaca — em 1955, a boneca Annabelle é possuída. Annabelle 2: A Criação do Mal retrata justamente como o brinquedo se tornou receptáculo de uma força do mal. O contexto envolve ainda freiras e meninas de um orfanato acolhidas por um casal cheio de traumas envolvendo um demônio.
A Freira 2 (2023)
O final de A Freira é o suficiente para criar o gancho com uma nova história. Em 1956, a noviça já é oficialmente freira e enfrenta o mal ao investigar o assassinato de um padre. O filme está nos cinemas.
Annabelle (2014)
Em 1967, um homem presenteia a esposa grávida com o que deveria ser apenas uma boneca vintage. Certa noite, membros de uma seita invadem o lar do casal e tentam invocar um demônio, que acaba encontrando a boneca como receptora.
Invocação do Mal (2013)
Finalmente, o primeiro filme da franquia… Um casal e suas diversas filhas se mudam para uma nova casa e começam a lidar com atividades paranormais. Ed e Lorraine Warren são chamados para ajudar a família, em 1971.
Annabelle 3: De Volta Para Casa (2019)
De Invocação do Mal em diante, os Warren trabalham duro contra o mal, mas não personagens centrais do filme em questão. Nesse caso, de 1972, os demonologistas saem da cidade e deixam a filha Judy sob os cuidados de uma babá. Ficaria tudo bem se os pais da garota não tivessem criado um museu para objetos assombrados na própria casa. O lugar, inclusive, podia ser visitado pelos corajosos até 2019, quando foi fechado.
A Maldição da Chorona (2019)
Filme atrás de filme! O longa é baseado na lenda mexicana La Llorona e começa em 1673, mas logo faz um salto para 1973. Uma assistente social cria os filhos sozinha e começa a presenciar fenômenos paranormais ligados à Chorona, mulher que afogou os filhos e tenta capturar outras crianças para substituí-los. A única conexão com os demais filmes está na aparição de um padre que aparece também em Annabelle.
Invocação do Mal 2 (2016)
Ed e Lorraine Warren estão de volta em cena. Os demonologistas ajudam uma mãe e suas filhas a combaterem a presença maligna que possui uma das crianças. Assim como o primeiro Invocação do Mal, Invocação do Mal 2 seria baseado em fatos. Valak, demônio envolvido na história de A Freira, ressurge no caso de 1977.
Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021)
Um dos casos mais emblemáticos para a Justiça é retratado em Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio. Arne Cheyenne Johnson foi o primeiro réu que usou “possessão demoníaca” como argumento para se defender em julgamento sobre um assassinato, em 1981.