Nem foi necessário tanto tempo assim para se demonstrar que a Globo não foi, nem um pouco cuidadosa em, quase ao mesmo tempo, aposentar Galvão Bueno das narrações esportivas e também abdicar dos serviços de Cléber Machado.
Não havia necessidade alguma de correr este risco, em se tratando de dois nomes tão fortes, e tomar medidas que, na prática, só vieram comprometer os seus próprios interesses. Nada contra os que ficaram, mas o Galvão ainda tinha lenha pra queimar, principalmente em ocasiões especiais, enquanto o Cléber continua sendo excelente, como sempre foi.
Então por que afastar os dois numa tacada só?
Tanto nas finais da Copa do Brasil como nos últimos jogos da seleção brasileira pelas eliminatórias, existiu uma transferência bem importante de audiência para o SporTV. Tudo bem que está tudo na mesma casa, mas vem a ser um manifesto indicativo que o índice de aceitação não é mais o mesmo de antes.
É muito fácil observar, também e além de outras tantas coisas, que houve, além do enfraquecimento, uma quebra de encanto.
E o “Futebol da Globo” sempre se destacou por ser o “Futebol da Globo”, mostrado com seriedade, na linguagem e tempo na TV, sem se deixar levar tanto pelo lado do entretenimento como está acontecendo agora.
Que não está bom, não está e os próprios resultados atestam. Mas como, nesta altura, reparar os erros cometidos?
Momentos de transformação
Está marcada para o dia 31, no YouTube e redes sociais, a estreia do talk show “Reviravolta”, das jornalistas Erica Reis e Denize Savi, ambas com experiência em editorias de comportamento, saúde mental, cultura e ciência da felicidade.
Serão dois episódios por semana, com personalidades dividindo histórias e experiências de mudanças importantes durante a vida.
Espaço
A EBC, Empresa Brasileira de Comunicação, como todo órgão público, tem lá uma organização muito própria e procedimentos rigorosos, que devem ser transparentes e obedecidos.
Hélio Doyle, de saída da sua presidência, procurou a coluna para o esclarecimento de alguns pontos.
Situação do Trajano
Desde o início do novo governo, segundo Doyle, o nome do José Trajano surgiu com muita força para dirigir o departamento de esportes da TV Brasil. Por ser altamente capaz e também próximo ao presidente Lula.
Em duas ocasiões, ainda de acordo com o agora ex-presidente, o Trajano foi mesmo a Brasília apresentar seu plano de trabalho, que incluía programas e contratações.
Onde pegou
Doyle informou que o orçamento da TV Brasil para este ano foi deixado pelo governo Bolsonaro e que não houve suplementação de verba.
E que o projeto apresentado pelo Trajano também pegou em questões burocráticas e jurídicas, próprias da EBC, que poderão não impedir novas conversas e negociações em 2024.
Renovado
Carlos Simon, comentarista de arbitragem, renovou contrato com a Disney.
Assinou por mais um ano.
E atenção
Cúpula da Disney prepara-se para tirar do ar a marca Fox Sports.
Segundo se informa, o prazo máximo estabelecido é até fevereiro de 2024.
Acertado assim
A HBO Max tem como prioridade, atualmente, as novelas “Beleza Fatal” e “Dona Beja”, em gravações no Rio e em São Paulo.
Porém, a plataforma já pensa na frente e estuda novas possibilidades de roteiros.
Cotada
Há quem aposte na plataforma da Warner Bros. Discovery na produção de outros remakes. E é por aí que pode aparecer o de “Pai Herói”, novela realizada pela Globo e exibida de 29 de janeiro a 18 de agosto de 1979, em 178 capítulos, escrita por Janete Clair.
Fala-se inclusive que a releitura ficaria a cargo de Renata Dias Gomes, neta de Janete e Dias Gomes.
Decisão
A Globo, por sua vez, adiou mesmo “Guerreiros do Sol”, novela do Globoplay, para 2025. Porém, as gravações não sofreram alteração e serão concluídas entre dezembro e janeiro.
Haverá, portanto, um período respeitável da pós-produção ao lançamento.
Tirou da frente
Haveria um “problema” se “Guerreiros do Sol” entrasse em exibição no primeiro semestre de 2024, como era a ideia inicial. Mas, com o adiamento, a Globo tirou isso da frente.
Em função do modelo de contrato por obra, várias pessoas do elenco de “Guerreiros do Sol” conseguiram se encaixar, também, em “Renascer”, da Globo. Casos de Alice Carvalho, Irandhir Santos e Theresa Fonseca. Mesmo em plataformas diferentes, estariam no ar ao mesmo tempo, em produtos inéditos. Melhor evitar.
Reta final
As gravações de A Sucessão, título da nona temporada de “Reis”, estão entrando nos seus últimos momentos. O pessoal espera concluir a jornada até o próximo dia 31.
A edição é estrelada por Guilherme Dellorto, intérprete de Salomão, além de Bárbara França, Ingrid Conte e Priscila Ubba.
Fogão
Apesar do desaparecimento de marcas como “Mestre do Sabor” e “Minha Mãe Cozinha Melhor Que A Sua“, a Globo acredita muito no potencial de programas de gastronomia para a televisão aberta.
Tanto assim que existem ideias em avaliação, ainda para a grade de 2024. Ou em formatos de quadros ou programas mesmo.
Bate – Rebate
• A cantora Virgínia Rosa vai gravar uma participação especial na novela do SBT, “A Infância de Romeu e Julieta”.
• Ainda de lá, devidamente liberada, Silvia Abravanel dará entrevista no “Mulheres”, da Gazeta, quarta-feira.
• Jarbas Homem de Mello, craque, será o convidado do “Programa de Todos os Programas”, amanhã, 18h.
• A TV Cultura estreia neste próximo sábado, às 22h, a segunda temporada da série “Último Pouso – A História Vista de Cima”, que faz uma viagem pelas grandes empresas aéreas brasileiras.
• A propósito, Luciana Gimenez decolou na última sexta com destino a Nova York…
• … Mas deixou avisado que em novembro ficará o mês inteiro no Brasil, colocando seus compromissos em dia…
• … Entre eles, o filme “Nós”, que será rodado no Rio de Janeiro e tem Seu Jorge também no elenco.
• Sobre a possibilidade de “A Viagem”, novela de Ivani Ribeiro, virar um musical, vale dizer que, além de Solange Castro Neves, Vitor de Oliveira e Thalma Bertozzi também são autores do projeto.
• Adriana Rezende, ex-Record, agora está na reportagem do SBT – Rio.
• Está virando uma festa essas séries no “Jornal da Band” sobre as vinícolas portuguesas…
• … Tudo bem que não tem gastos, mas deve sempre existir bom senso e não exagerar.
Itapecerica da Guerra! Relembre amizades que terminaram em treta em A Fazenda