A última conquista do Palmeiras no Campeonato Brasileiro Sub-17 está repleta de histórias interessantes e estratégicas jogadas. Provavelmente, a mais impressionante de todas seja a de Estevão, o atacante de apenas 15 anos que causou sensação no campeonato, sendo inclusive apelidado de ‘Messinho’.
Essa joia do futebol brasileiro, que fez um hat-trick contra o São Paulo na decisão do campeonato, vem despertando muita atenção, como consequência de sua performance e habilidade excepcionais. Tudo começou quando Estevão, ainda com 11 anos, foi descoberto pelo Palmeiras. Mas antes disso, ele passou algum tempo no Cruzeiro. Quando tinha 14 anos, com o Cruzeiro enfrentando problemas em suas categorias de base, Estevão ficou livre para retornar ao Palmeiras.
Estevão, uma Estrela em Expansão
Apelidado de ‘Messinho’ em referência a sua velocidade e habilidade em dribles, Estevão rapidamente ascendeu ao estrelato nas categorias de base do Palmeiras. Ele ingressou na base do Palmeiras em 2021, onde impressionou tanto os treinadores quanto o público com sua velocidade, capacidade de driblar e maturidade para tomar decisões em campo.
Em 2022, Estevão foi campeão dos Campeonatos Paulista Sub-15 e Sub-17 e participou de muitas outras conquistas do Palmeiras, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil nas categorias de base.
O Futuro Profissional de ‘Messinho’
Estevão, apesar da idade tem uma qualidade ‘diferente’ que tem sido vista com bons olhos pela comissão profissional. Ele tem uma condução com velocidade, que lhe rendeu o apelido de ‘Messinho’, algo que não considera com muita ênfase devido sua idade, porém o talento é inquestionável.
Jorge Paulo Sampaio, diretor de futebol da base do Palmeiras, discute as habilidades de Estevão em uma entrevista ao ‘Mundo Desportivo’, da Espanha. Ele explicou que Estevão possui uma qualidade diferenciada, uma condução com velocidade e habilidade de drible impecável, embora ainda precise esperar mais por um desenvolvimento físico completo.
Comparação com o Campeão Endrick
As comparações com o companheiro de time Endrick, que debutou no time profissional com 16 anos de idade e que está a caminho do Real Madrid, são inevitáveis. Estevão, que também chamou a atenção da Europa, recebeu uma oferta milionária do Paris Saint-Germain (PSG) no ano passado, embora tenha rejeitado a oferta.
Com a partida iminente de Endrick, Estevão pode surgir como uma forte opção no time alviverde. Seu caminho está sendo traçado e a expectativa é que no próximo ano, possa estar pronto para o profissional do Palmeiras.