O autódromo de Interlagos recebe neste fim de semana o Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1. No sábado (4), acontece a classificação e a corrida sprint, para preparar os pilotos para a grande corrida do domingo (5).
Com a temporada decidida por Max Verstappen, que conquistou o tricampeonato na corrida sprint do GP do Catar no início de outubro, as equipes vão aproveitar o traçado clássico paulista para testar componentes para a temporada de 2024.
Interlagos deve ser aproveitado pelas dez equipes do grid porque o circuito oferece retas de alta velocidade, elevações, descidas e curvas com diversas variações. Ou seja, é um teste para tudo o que o carro pode precisar no próximo ano, além de ser um desafio para os engenheiros.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Por mais que depois do GP de São Paulo a Fórmula 1 desembarque nos Estados Unidos para a etapa de Las Vegas, e nos Emirados Árabes, para a corrida em Abu Dhabi, este fim de semana é o último “ensaio” para o próximo ano pelos outros circuitos não oferecerem variações de pista.
A primeira, na realidade, será um “teste de sobrevivência” para as equipes. A corrida de rua em Las Vegas está no calendário da F1 pela primeira vez depois de 41 anos e ainda está sendo montada. A segunda é uma antiga conhecida dos pilotos, mas tem poucas variações, com grande parte dos setores de retas e curvas de alta velocidade.
Com o fim da temporada, em 26 de novembro, as equipes continuarão a desenvolver o carro que será utilizado, mas só poderão colocá-lo na pista em fevereiro, nos testes de pré-temporada no Bahrein.
No período, as equipes já estarão sob um novo teto de gastos, imposto pela FIA, e, com isso, mais restritos para testar componentes.
Os pilotos correm em Interlagos no domingo, a partir das 14h (horário de Brasília). Campeão da temporada, Max Verstappen luta pela 17ª vitória do ano e, com isso, quebrar mais um recorde: o de maior número de vitórias em uma só temporada.
Confira alguns capacetes feitos por Raí Caldato para Lewis Hamilton