Premiado em Cannes e no Festival do Rio, “Levante” abre um dos maiores festivais LGBTQIA+ do mundo – Zonatti Apps

Premiado em Cannes e no Festival do Rio, “Levante” abre um dos maiores festivais LGBTQIA+ do mundo

Publicidade

Vencedor de melhor filme das mostras paralelas de Cannes e melhor direção no Festival do Rio, “Levante” chega hoje em São Paulo para a abertura do MixBrasil, um dos maiores eventos culturais de diversidade da América Latina. A noite começa às 19h30, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, com a performance “O Futuro”, da companhia francesa Sine Qua Non Art. Em seguida, o cinema exibe o novo longa-metragem dirigido por Lilah Halla. O filme também faz parte da mostra competitiva do festival. Além da sessão de abertura, haverá uma exibição seguida de debate no dia 11 (sábado), às 20h30, no Cinesesc. Equipe e elenco estarão presentes, além da jornalista Thais Folego, profissional especializada na cobertura de gênero e raça. A última sessão será no dia 16 (quinta-feira), às 18h, no SPCINE Olido. 

Entre os mais de 100 filmes selecionados pela curadoria do festival, a programação também conta com experiências XR, espetáculos, games e uma variedade de atividades, oferecidas em formato híbrido (presencial e on-line). Ao todo, 37 países irão contribuir para a diversidade de narrativas LGBTQIA+ e experiências da 31ª edição. O Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade é inteiramente gratuito e os ingressos devem ser retirados presencialmente uma hora antes da respectiva sessão. 

“Levante” narra os desafios de Sofía (Ayomi Domenica), uma jovem de 17 anos que, às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada. 

Publicidade

O longa foi premiado como melhor filme pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) das mostras paralelas do Festival de Cannes, onde o filme estreou na 62ª Semana da Crítica. O mesmo evento foi responsável por revelar a diretora brasileira Lillah Halla em 2020, com o curta-metragem “Menarca”. Esse ano, o filme também venceu melhor longa-metragem de ficção no Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz. Internacionalmente, “Levante” também foi exibido nos festivais de Londres (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), Montreal (Canadá) e Valdivia (Chile). 

CONFIRA TAMBÉM:

FB.AppEvents.logPageView();

;

(function(d, s, id) var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); (document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Deixe um comentário