O avanço da tecnologia se tornou uma verdade absoluta em nossa sociedade. Ela permeia todos os segmentos de nossas vidas, às vezes de forma surpreendente.
O fato é que, em muitos casos, ela surge para facilitar. Como no setor de veículos, onde o progresso tecnológico propicia o surgimento de cada vez mais novidades e modelos sofisticados, que são fabricados com maior segurança e conforto.
E quando o assunto é tecnologia, além de trazer veículos mais robustos e completos, ela também promove mudanças de hábitos. Afinal, para acompanhar tantas novidades, é preciso estar atento e seguir o fluxo.
Um exemplo disso são os motoristas que, atualmente, possuem carros semiautônomos, ou seja, veículos mais independentes e que vêm com chaves inteligentes.
Esse grupo tem feito algo curioso que está chamando a atenção da web.
Imagem: Canva Pro/Reprodução
Os proprietários de veículos que possuem chave inteligente estão envolvendo o acessório em papel-alumínio. Essas chaves funcionam com toda a tecnologia disponível.
Os motoristas não precisam nem mesmo inseri-la na fechadura e girar, basta se aproximarem do veículo para que a chave o ligue automaticamente.
Alguns modelos funcionam, inclusive, como controle remoto. No entanto, um aspecto tem preocupado os proprietários dos veículos, e isso está diretamente ligado à ideia de enrolar a chave no papel-alumínio.
Tecnologia pode colocar sua segurança em xeque
Alguns especialistas em segurança estão levantando questões sobre as chaves inteligentes dos veículos mais modernos e tecnológicos.
A preocupação é voltada, principalmente, para aquelas que funcionam como controle remoto.
Segundo eles, existe a possibilidade de se criar tecnologias e dispositivos similares que podem enviar a mesma mensagem para os veículos e fazê-los funcionar.
Por isso, é importante buscar formas de minimizar os riscos dessa espécie de “clonagem” da chave do carro. O primeiro passo é compreender como elas funcionam.
Esses acessórios tendem a emitir um sinal pelas chaves do carro. Esse sinal é recebido pela antena que fica no veículo, tornando possível que o carro receba e atenda ao comando da chave.
A segurança é colocada em xeque a partir do momento em que hackers podem, facilmente, interceptar o sinal transmitido e usá-lo para criar réplicas do controle.
Para minimizar esse risco, algumas pessoas estão sugerindo a solução mais simples e barata que pode existir: enrolar a chave no papel-alumínio.
E, ao que tudo indica, esse hábito pode realmente proteger os acessórios. Isso ocorre porque o papel atua impedindo a transmissão do sinal, nesse sentido, todas as informações ficarão protegidas.
Apesar de prática, sabemos que essa não é a solução mais esteticamente agradável.
Por isso, algumas empresas já estão lançando bolsas e caixas fabricadas com o objetivo de proteger esses acessórios contra possíveis ações de hackers.
Basta analisar os valores e o que cabe no seu bolso para manter você e seu veículo mais protegidos.