A votação para a presidência do Atlético-MG será realizada na primeira quinzena de dezembro. De acordo com o estatuto do clube, o mandato dura três anos, com opção de reeleição por mais um período. Sendo assim, o atual presidente do Galo, Sérgio Coelho tentará a reeleição junto com Márcio André de Brito, mais conhecido por Ratinho, concorrendo como vice.
A decisão de imersão de Ratinho ocorreu depois que José Murilo Procópio, atual vice-presidente do Atlético-MG, abriu mão de concorrer ao cargo novamente. É válido destacar que Márcio André de Brito atualmente exerce a função de assessor do presidente e vice-presidente do Instituto Galo.
Para concorrer ao cargo, é necessário protocolar a candidatura e ter o aval de no mínimo 50 conselheiros, devendo ser registrada em um período de até 15 dias antes da eleição. Por estar ligado diretamente à SAF do Galo, o atual presidente, Sérgio Coelho, chegou a afirmar que não concorreria ao cargo novamente. Contudo, a decisão de voltar atrás foi baseada em pedidos de pessoas próximas à nova gestão do clube-empresa.
Atlético-MG perto de conquistar o objetivo
Desde que Felipão assumiu o comando do Atlético-MG, a conquista de uma vaga na Conmebol Libertadores 2024 foi colocada como principal triunfo. Após 27 partidas à frente do Galo, o pentacampeão com a Seleção Brasileiras faturou 11 vitórias, oito empates e oito derrotas. Como consequência, o alvinegro ocupa a 5ª colocação da Série A com 57 pontos.
Restando apenas quatro jogos para o fim da temporada, para depender única e exclusivamente dele, o Galo precisa conquistar as quatro vitórias restantes para carimbar sua passagem na busca do bicampeonato continental. No mais, o Atlético-MG encara ainda: Grêmio, Flamengo, São Paulo e Bahia.
É válido destacar que caso Grêmio, Bragantino e Flamengo tropecem, a vaga para a Libertadores pode ser conquistada sem precisar vencer todos os confrontos restantes.