Como Resfriar o Celular? Confira e Evite Muitos Perigos! – Zonatti Apps

Como Resfriar o Celular? Confira e Evite Muitos Perigos!

Então, você quer aprender como resfriar o celular? Este é um problema comum em alguns aparelhos e pode comprometer o seu funcionamento. Entretanto, existem várias coisas que você pode fazer para abaixar a sua temperatura e você vai conferir algumas delas aqui!

Imagem de Wayhomestudio no Freepik

Por que o celular esquenta?

Antes de mais nada, devemos entender um pouco o porquê de alguns smartphones esquentarem tanto.

Mas a verdade é que todos os aparelhos eletrônicos esquentam em alguma capacidade quando consomem eletricidade. Porém, dispositivos como computadores, notebooks e celulares, devido aos seus processadores potentes, tendem a aquecer um pouco mais.

Além disso, o aquecimento, por si só, não é um problema tão grave. Geralmente esses dispositivos já vêm com uma construção pensada para dissipar esse calor gerado.


Se é normal o aparelho esquentar, tem como resfriar o celular?

Entretanto, em alguns casos o sistema de resfriamento do dispositivo pode não ser o suficiente.

Nesse caso nos deparamos com o grande vilão, o famoso superaquecimento. Ele acontece quando as temperaturas sobem além dos níveis aceitáveis, podendo até danificar o aparelho.

Celular com estetoscópio em cima, indicando defeito
Foto de Bermix Studio na Unsplash

E é nesse momento que devemos saber como resfriar o celular. E, felizmente, existem diversas maneiras para fazer isso, indo desde a configuração adequada do aparelho até a utilização de gadgets, como cooler para celular.

➜ Estes dados vão fazer você NUNCA mais dormir com celular na cama!


Como resfriar o celular com dicas simples

Se seu smartphone superaquece, existem coisas simples que qualquer um pode fazer para baixar a temperatura rapidamente.

Desligar completamente

A primeira delas é desligar o aparelho, o que pode reduzir drasticamente a temperatura em apenas alguns minutos.

Outro benefício desse método é que ele força o fechamento de aplicativos em segundo plano, o que pode ajudar a manter a temperatura em níveis aceitáveis mesmo depois de reiniciar.

Parar de usar por alguns minutos

Com um efeito parecido com o desligamento, se você simplesmente deixar o celular quieto por alguns minutos, sem atividade alguma, ele vai ficar bem mais frio.

 iPhone desligado e sem capa em cima da mesa
Foto de Nikolay na Unsplash

Também é importante fechar quaisquer aplicativos rodando, especialmente reprodutores de vídeos e jogos.

Tirar todos os acessórios

Mas se chegou a níveis preocupantes de aquecimento, além de desligar é importante retirar acessórios como capinha anti-choque e qualquer outra coisa conectada.

Além disso, é bom deixar o aparelho em um local arejado. Se possível, retire também a bateria — em modelos onde o componente é facilmente removido — já que essa é uma das peças que mais esquentam com o uso.


Como resfriar o celular com um cooler

Mas se você está procurando uma maneira mais prática de como resfriar o celular mesmo com ele em uso, o cooler para celular pode ser sua melhor opção. Este é um gadget para smartphones que implementam seu sistema de refrigeração, geralmente passivo, para um desempenho melhor.

Também chamados por alguns de ventiladores portáteis, eles são especialmente úteis quando o calor do aparelho é devido a um fator externo, como o ambiente.

AeroActive Cooler 5 ajuda a resfriar celular
Imagem: Divulgação / Asus

Eles funcionam da mesma maneira que os cooler para computador e ajudam a manter o smartphone numa temperatura ideal.

Geralmente bem discretos, eles se conectam ao fundo do aparelho e ficam conectados via cabo. Um dos modelos mais famosos é o do ROG Phone.


Perigos de um smartphone superaquecido

Um smartphone superaquecido, na verdade, está correndo diversos riscos, como danos nos componentes internos, redução da vida útil da bateria e até mesmo riscos de queimaduras no usuário.

Também é bom mencionar que automaticamente, ao perceber o superaquecimento, o aparelho começa limitar sua potência, o que geralmente acarreta em perda de desempenho.

Coisas que também podem resolver a situação, mas que não foram mencionadas, envolvem: desinstalar aplicativos pesados, não carregar o celular por muito tempo, não guardá-lo no bolso, ou locais abafados, por muito tempo e não expô-lo ao sol.

Também é bom notar que, dependendo do seu smartphone, existem configurações que podem acabar elevando a sua temperatura.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Giovana Borela

Deixe um comentário