A surfista portuguesa Mariana Rocha Assis, de 26 anos, revelou na última quarta-feira (29), por meio das redes sociais, um novo tipo de golpe que circula no mundo virtual. Em um longo desabafo publicado em seu perfil oficial, a esportista disse que está sendo chantageada por um hacker, que ameaça divulgar fotos íntimas da atleta geradas por inteligência artificial.
No texto, Mariana afirma que tomou a decisão de expor o “inferno emocional” que está passando por acreditar que há mais vítimas como ela, que estão sofrendo com esse novo tipo de assédio. “Esses malditos hackers estão destruindo vidas, destruindo sonhos”, desabafou.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Veja o relato de Mariana na íntegra:
Eu tenho passado por um inferno emocional nos últimos tempos e gostaria de compartilhar minha história, pois acredito que há mais vítimas como eu, que estão sofrendo com esse novo tipo de assédio.
No dia 17 de novembro, recebi de um número estranho os “meus” nudes. Digo “meus” porque não sou eu nas imagens. Elas são geradas por inteligência artificial, e eu tenho que dizer: juro que elas parecem reais. Essa pessoa em questão me disse para lhe pagar um total de 5.000 euros e que eu teria até hoje para transferir o dinheiro, mas não o fiz. Ele disse que enviaria as fotos para meus familiares, amigos, patrocinadores e clientes do hotel.
Não preciso especificar quanto, mas isso certamente me devastou. Fala-se muito sobre quanto as coisas evoluíram. Hoje, eu vi o lado obscuro desse mundo assustador. Perdi muito dinheiro e terei fotos de mim circulando online. E a parte mais assustadora é que isso está acontecendo com muitas pessoas. Então, tomem cuidado. Porque esses malditos hackers estão destruindo vidas, destruindo sonhos. O meu continua vivo, estou chegando lá aos poucos.
Por mais que eu acredite que a inteligência artificial tenha coisas boas, é apavorante para onde estamos indo. Por favor, governantes do mundo, façam alguma coisa. Estamos caminhando para um lugar muito, mas muito assustador.
Confira as possibilidades de título e rebaixamento do Brasileirão após os jogos desta quarta-feira