Cuidado! Maratonar séries traz RISCOS à sua saúde; confira 10 deles – Zonatti Apps

Cuidado! Maratonar séries traz RISCOS à sua saúde; confira 10 deles

Maratonar seriados é um comportamento frequente nos dias de hoje, especialmente entre aqueles que apreciam conferir os lançamentos das plataformas de streaming. Passar horas na frente da TV, no entanto, pode acarretar alguns riscos que precisam ser levados em consideração.

Também conhecido como “binge-watching”, o ato de maratonar séries, filmes e desenhos animados com frequência é prejudicial à saúde. Quando se fala em riscos potenciais, nesse caso, fique sabendo que eles são vários e severos.

Para ajudá-lo a refletir sobre essa situação, mostraremos a seguir 10 consequências diretas que podem afetar quem passa boa parte do dia em frente à TV. Ficou curioso para saber? Acompanhe!

Riscos gerados pelo hábito de maratonar séries

Fique atento aos perigos de passar horas em frente à TV! – Foto: Reprodução

1. Ficar viciado

Você fica ansioso pela chegada de novos conteúdos? Ou louco para que determinada série estreie logo? E quando isso acontece, você maratona tudo de uma vez rapidamente? Esses são indicativos de que você pode ter desenvolvido um vício.

A doutora em psicologia, Renee Carr, explica que, ao assistir compulsivamente ao programa favorito, o cérebro de uma pessoa fica produzindo dopamina e o corpo experimenta uma sensação similar à do uso de drogas.

2. Efeito na saúde

Dificilmente uma pessoa maratona uma série enquanto está fazendo um exercício físico, por exemplo.

Geralmente, isso é feito no conforto do lar, deitado no sofá ou na cama, e com comida ou bebida à mão. Estamos falando, portanto, de um lazer sedentário, que pode gerar problemas de saúde.

3. Síndromes metabólicas

Ficar sentado por longos períodos pode elevar o risco de desenvolvimento da síndrome metabólica, ou seja, aumentar o risco de derrame e doenças cardíacas.

4. Ganho de peso

Já foi comprovado que, ao assistir a alguma coisa ou estar entretido com a TV, a chance de comer sem perceber é muito maior.

A pessoa tende a perder os sinais de saciedade que o corpo emite e isso pode influenciar diretamente no ganho de peso.

5. Problemas de visão

Passar horas na frente de telas pode gerar fadiga ocular e ocasionar sintomas como dores de cabeça, cansaço da visão e fadiga.

Uma maneira de reduzir esses efeitos é manter a sala de TV levemente iluminada ou fazer intervalos entre um episódio e outro.

6. Sono prejudicado

Geralmente, o tempo que sobra para maratonar programas de TV é o período noturno, especialmente para quem trabalha durante o dia.

Esse estímulo antes de dormir prejudica a qualidade do sono, pois, como já mencionado, libera dopamina no cérebro e gera excitação no sistema nervoso. A chance de desenvolver insônia é alta.

7. Problemas de saúde mental

A prática de “binge-watching” também está associada a problemas de saúde mental.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido descobriu que pessoas com idades entre 18 e 24 anos têm três vezes mais chances de ficarem deprimidas após assistirem a um programa e duas vezes mais probabilidade de se sentirem ansiosas.

8. Dores na coluna

Ficar horas no sofá, sentado ou deitado em posições estranhas, pode acarretar sérios problemas na coluna. É bom ficar atento a isso enquanto se é jovem, para não ter de lidar com fortes dores à medida que a idade avança.

9′ Risco de câncer intestinal

A Universidade de Oxford, em parceria com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, descobriu que homens que passam quatro ou mais horas assistindo TV compulsivamente têm 35% mais chances de desenvolver câncer de intestino, quando comparados com aqueles que assistem por menos de uma hora por dia.

10. Prejuízos à pele

Os impactos negativos também chegam à pele, ocasionando envelhecimento precoce. Isso ocorre porque as pessoas ficam expostas à luz visível de alta energia (ou luz HEV), geralmente emitida por telas de televisão e telefone.

Esse tipo de luz é capaz de penetrar em camadas profundas da pele e afetar a enzima MMP-1.

Deixe um comentário