Entrou aquela fruta bonita do pé, acabou colhendo e viu que não está madura? Isso vai acabar, pois hoje, aqui no SaúdeLAB, vamos ensinar como saber se a graviola está madura. E, portanto, não vai mais passar esse perrengue.
A graviola é uma fruta que facilmente engana na hora da colheita, e muitos podem se decepcionar ao colher um fruto e perceber que ele não está com para o consumo. Mas, existem algumas dicas simples que vão ser muito úteis nesse caso, veja só.
Como saber se a graviola está madura?
Agora, separar um verdadeiro guia, passo a passo para você aprender, de vez a identificar uma graviola madura. Para isso, são vários pontos a serem observados. Portanto, saiba como fazer sem erros.
Observação da casca
Como saber se a graviola está madura, olhe para a casa. A casca da graviola é um indicador chave de sua maturação. Então, quando a fruta amadurece, sua casca tende a mudar de cor e textura.
Assim, uma graviola madura exibe uma casca mais lisa e firme, porém ainda um pouco flexível ao toque. Neste caso, a cor pode passar de verde escuro para um verde mais claro ou amarelado, mas isso pode variar dependendo da variedade da fruta.
Aroma
O aroma da graviola é outro sinal revelador de sua maturação. Pois, quando está madura, a fruta emite um aroma forte e adocicado. Por isso, tente cheirar a parte inferior da graviola perto do caule; um cheiro doce e perfumado indica que a fruta está pronta para ser consumida.
Sensação ao toque
Ao pressionar suavemente a graviola, você pode determinar sua maturidade pela sensação. Assim, uma fruta madura cederá um pouco à pressão, mas ainda manterá sua forma. Neste caso, se a casca estiver muito macia ou se afundar facilmente sob a pressão dos dedos, pode estar muito madura ou até mesmo passada.
Peso
O peso da graviola também pode ser um indicador de sua maturação. Aliás, uma fruta madura tende a ser mais pesada em relação ao seu tamanho, pois contém mais suco e polpa. Por isso, uma sensação de peso quando segura a graviola é um sinal positivo de maturidade.
Som oco
Quando você bate levemente na graviola madura, pode ouvir um som oco. Portanto, isso indica que a polpa dentro da fruta está desenvolvida e suculenta. Neste caso, evite frutas que produzam um som abafado, pois podem não estar maduras o suficiente.
Avaliação visual dos espinhos
Os espinhos da graviola, geralmente presentes na superfície da casca, também podem ser um indicador de maturidade. Aliás, quando a fruta amadurece, esses espinhos tendem a ficar mais espaçados ou até mesmo caírem naturalmente. No entanto, isso pode variar dependendo da variedade da graviola.
Tempo desde a colheita
Se você estiver comprando graviolas em um mercado, pergunte ao vendedor quando as frutas foram colhidas (se possível). As graviolas, geralmente, amadurecem após serem colhidas, então quanto mais tempo após a colheita, maior a probabilidade de estarem maduras.
Sim, tem como saber se a graviola está madura
É importante ter em mente que os sinais de maturação podem variar ligeiramente de uma fruta para outra, pois diferentes variedades de graviola podem ter características distintas. Além disso, o ambiente e as condições de armazenamento também podem afetar a maturação da fruta.
Ao utilizar esses indicadores em conjunto, você estará mais preparado para identificar uma graviola madura. Experimente usar uma combinação desses métodos para garantir que a fruta que você escolheu esteja no ponto ideal para consumo.
Uma graviola madura proporciona uma experiência deliciosa, com seu sabor doce e textura suculenta, sendo uma adição perfeita a smoothies, saladas de frutas ou simplesmente consumida in natura.
Por fim, leia mais: