A 75ª edição do Emmy Awards, referente a 2023, está programada para ocorrer hoje, segunda-feira (15/1). A cerimônia foi adiada para janeiro de 2024 devido à greve dos roteiristas e atores de Hollywood que ocorreu no ano passado.
O Emmy representa a mais importante premiação do ano para séries, minisséries e filmes produzidos para a televisão.
Desde 1949, essas produções competem pelo reconhecimento da Academia de Artes e Ciências Televisivas dos Estados Unidos.
Contudo, a fama e popularidade de uma série junto ao público nem sempre estão ligadas à quantidade de prêmios que ela recebe.
Você sabe qual é a série mais premiada na história do Emmy ou quem são as pessoas mais premiadas? Confira abaixo.
Série mais premiada é esta!
Série ‘Game of Thrones’ tem o maior número de prêmios da história do Emmy. – Imagem: Reprodução/HBO Max
A produção de comédia ou drama com mais prêmios nas duas categorias principais do Emmy é ‘Game of Thrones‘.
Ao longo de suas oito temporadas, a série conquistou 59 Emmys, incluindo quatro vezes o prêmio de Melhor Série Dramática.
A série também é detentora do recorde de mais prêmios conquistados em um único ano da premiação, tendo recebido 12 Emmys nos anos de 2015, 2016 e 2019.
Apesar disso, ‘Game of Thrones’ ocupa o segundo lugar em número total de indicações por programa de TV, com um total de 159 indicações ao longo dos anos, ficando atrás apenas de Saturday Night Live, com 324 indicações.
Além disso, a série também está em segundo lugar no número de indicações em um único ano, com 32 indicações em 2019, sendo superada pela minissérie ‘Roots’, que recebeu 37 indicações em 1977.
Pessoa mais premiada da história do Emmy Awards
Sheila Nevins, produtora de documentários – Imagem: John Lamparski/Getty Images
A pessoa mais premiada na história do Emmy é a produtora Sheila Nevins, reconhecida por sua contribuição na produção de diversos documentários.
Ela acumula 31 Emmys e é a segunda pessoa com mais indicações, totalizando 77 ao longo de sua carreira.
Uma menção honrosa também vai para Lorne Michaels, um dos criadores e produtores do ‘Saturday Night Live’.
Apesar de ocupar o segundo lugar na quantidade de prêmios recebidos, com 21 Emmys, ele lidera o ranking de indicações, com um total de 102.
Ator mais premiado do evento
Ed Asner, interpretando Lou Grant em ‘The Mary Tyler Moore Show’ na rede de televisão americana CBS, em 1973 – Imagem: Reprodução/Getty Images
Edward Asner, conhecido por seu sucesso nas décadas de 1970 e 1980, é o ator mais premiado, com 7 Emmys.
Ele interpretou Lou Grant na série homônima e em ‘The Mary Tyler Moore Show’, além de ter desempenhado o papel do Capitão Davies na minissérie ‘Roots’. Ao longo de sua carreira, Asner acumulou 17 indicações.
Atrizes mais premiadas
Cloris Leachman nos anos 1970 e Julia Louis-Dreyfus em 2020 – Foto: Reprodução/Getty Images e Jeff Kravitz/FilmMagic
Tendo recebido 8 Emmys cada, as atrizes mais reconhecidas pela premiação são Cloris Leachman e Julia Louis-Dreyfus.
Cloris Leachman atuou por mais de sete décadas até seu falecimento em 2021, sendo indicada ao Emmy 22 vezes. Ela é reconhecida principalmente por seu papel como Phyllis Lindstrom na série ‘The Mary Tyler Moore Show’ e no spin-off ‘Phyllis’.
Julia Louis-Dreyfus será sempre lembrada por sua interpretação da personagem Elaine Benes em ‘Seinfeld’, mas ganhou destaque por seu papel mais recente como vice-presidente dos Estados Unidos, Selina Meyer, na série ‘Veep’. Ela foi indicada 19 vezes como atriz.
Contudo, se considerarmos as indicações e prêmios que Julia recebeu tanto como atriz quanto como produtora, ela acumula 26 indicações e 11 Emmys conquistados.