Com “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, indicado em 13 categorias, 96ª edição do maior prêmio do cinema acontece em março
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, na última terça-feira (23), os indicados à 96ª edição do Oscar. Como é de costume, nem todo mundo conseguiu ser indicado e produções de destaque no último ano acabaram totalmente fora da lista de concorrentes ou não apareceram em categorias em que eram esperadas. Confira a seleção de Rolling Stone Brasil, parceira de CineBuzz, a seguir:
+++LEIA MAIS: Com 13 indicações, Oppenheimer domina indicados ao Oscar 2024; confira a lista completa
Super Mario Bros. O Filme
Apesar de ter sido um dos maiores sucessos em bilheteria no ano passado – ficando em 2º lugar com US$ 1,3 bilhão arrecadados, atrás apenas de Barbie -, Super Mario Bros. O Filme não convenceu os votantes do Oscar e adaptação dos jogos de videogame de sucesso ficou de fora do Oscar 2024.
Wish: O Poder dos Desejos
Escolhido para celebrar os 100 anos da Disney, Wish: O Poder dos Desejos foi lembrado nas categorias de Melhor Animação no Critics Choice Awards e no Globo de Ouro, mas passou longe do Oscar, que optou por outra animação do conglomerado do Mickey Mouse: Elementos, da Disney-Pixar.
Saltburn
Em 2021, Emerald Fennell ganhou um Oscar de Melhor Roteiro Original por Bela Vingança (2020), que ainda rendeu à atriz e cineasta indicações às categorias de Melhor Direção e Melhor Filme. Porém, ela acabou ficando de fora dos indicados com o seu longa mais recente, o polêmico Saltburn, que já havia aparecido em outras premiações com nomeações para Barry Keoghan e Rosamund Pike como Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente.
Air: A História Por Trás do Logo
Elogiado pela crítica e alvo de uma campanha milionária, Air: A História Por Trás do Logo passou pelo Oscar 2024 sem uma indicação sequer. Inspirado em uma história real, o longa, estrelado por Ben Affleck (Liga da Justiça de Zack Snyder) e Matt Damon (Oppenheimer), conta a história da parceria entre o jogador Michael Jordan e a Nike, que resultou na revolucionária marca Air Jordan.
Todos Nós Desconhecidos
Filmado em Londres, na Inglaterra, Todos Nós Desconhecidos, novo filme de Andrew Haigh (Looking) com Andrew Scott (Fleabag) e Paul Mescal (Aftersun), foi destaque no BAFTA, o “Oscar britânico”, mas não conseguiu espaço no Oscar 2024, apesar de também ter aparecido em premiações como o Critics Choice Awards e o Globo de Ouro.
Bradley Cooper
Maestro, que estreou na Netflix no fim do ano passado, conseguiu sete indicações ao Oscar 2024, incluindo a de Melhor Filme, mas acabou deixando Bradley Cooper de fora da categoria mais almejada em sua segunda empreitada por trás das câmeras: a de Melhor Direção. Felizmente, ele ainda está concorrendo ao prêmio de Melhor Ator pelo filme, não é mesmo?
Dua Lipa
Barbie apareceu duas vezes na categoria de Melhor Cancão Original: com “I’m Just Ken”, interpretada por Ryan Gosling no filme de Greta Gerwig; e com “What Was I Made For?”, de Billie Eilish, escolhida para acompanhar os créditos do longa. Infelizmente, a animada “Dance The Night”, de Dua Lipa, não acompanhou o sucesso e acabou ficando de fora dos indicados.
Leia a matéria original em Rolling Stone Brasil, parceira de CineBuzz, clicando aqui!
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- “Anatomia de uma Queda” (25 de janeiro)
- “Pobres Criaturas” (1º de fevereiro)
- “O Mal Que Nos Habita” (1º de fevereiro)
- “Bob Marley: One Love” (15 de fevereiro)
- “Todos Nós Desconhecidos” (29 de fevereiro)
- “Duna: Parte 2” (14 de março)
- “Rivais” (26 de abril)
- “Furiosa: Uma Saga Mad Max” (24 de maio)
- “Deadpool 3” (25 de julho)
- Um Lugar Silencioso: Dia Um (28 de junho)
- Coringa 2 (4 de outubro)