Se existe uma coisa que você faz todos os dias, provavelmente é carregar o seu celular. Parece algo simples e óbvio, mas a verdade é que muitas pessoas erram nessa etapa. Você sabia que existe uma ordem certa?
Veja também: Como descobrir se seu WhatsApp foi invadido por outras pessoas? Dica fácil!
Seguindo os passos corretos conforme os fabricantes, é possível prolongar a vida do seu carregador e também do seu aparelho. Veja o passo a passo!
Primeiro passo para carregar o celular
A primeira regra é básica, mas faz toda a diferença: comece conectando o carregador na tomada. Parece óbvio, mas muita gente ignora. Antes de mais nada, dê aquela conferida na tomada. Ou seja, verifique se está tudo em ordem, sem umidade e se a voltagem é a correta para o seu carregador.
Depois, conecte o plugue com cuidado, encaixando direitinho e evitando o uso de adaptadores e extensões, que podem não ser tão confiáveis. Enfim, essa prática ajuda a evitar surpresas desagradáveis como curtos-circuitos ou danos ao carregador.
Conexão smartphone-cabo
A segunda regra é sobre como conectar o smartphone ao cabo. Esse momento é crucial! Afinal, o USB precisa alimentar seu telefone sem nenhum tipo de interferência. Mas atenção: manusear o cabo sem cuidado pode danificar o revestimento, que é mais sensível do que muita gente imagina.
Então, nada de torcer ou dobrar o cabo de qualquer jeito. E uma dica de ouro: sempre verifique se o ícone de bateria aparece na tela do celular quando conectado. Logo, isso não só garante que está carregando como também ajuda a manter a saúde do seu dispositivo.
Preserve seu cabo na hora de carregar o celular
Agora vamos para a terceira dica: a arte de desconectar o celular. Quando for necessário interromper a carga, lembre-se de desconectar o aparelho primeiro. Desse modo, nada de arrancar ou puxar o cabo pela ponta, tá? Isso pode danificar tanto a entrada do celular quanto o cabo.
Além disso, uma prática boa é começar a recarregar seu celular quando a bateria estiver entre 15% e 20%. Ou seja, evita descargas completas, que podem afetar a vida útil da bateria.
A importância de usar carregadores originais
Por último, mas não menos importante, vem a dica de ouro: use sempre carregadores originais. Carregador falsificado é cilada! Ou seja, eles não têm as mesmas garantias e segurança que os produtos certificados por órgãos reguladores.
No Brasil, por exemplo, temos o selo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que garante essa qualidade. Carregadores originais são testados e livres de componentes que podem causar acidentes, como incêndios.