Saúde
Publicado em: 12/02/2024Última atualização: 12/02/2024
Publicado em: 12/02/2024Última atualização: 12/02/2024
A beterraba é uma hortaliça tuberosa muito comum nas mesas brasileiras. Ela veio de regiões com clima temperado, mais precisamente da Europa e norte da África.
Por isso, no Brasil, seu cultivo acontece principalmente nos estados das regiões sul e sudeste, onde as temperaturas são mais amenas.
Com cor intensa, ela proporciona grande versatilidade no modo de preparo. Seu sabor é bastante apreciado e leva um toque adocicado ao paladar.
Além disso, a beterraba é um alimento muito nutritivo, que oferece diversas vantagens à saúde. Continue a leitura para descobrir mais sobre ela!
Índice — Neste artigo você verá:
- Nutrientes presentes na beterraba e seus benefícios
- Como preparar a beterraba?
- Pode consumir todos os dias?
Nutrientes presentes na beterraba e seus benefícios
Esse vegetal possui uma série de substâncias importantes para a saúde. Veja alguns exemplos de nutrientes encontrados na beterraba:
Vitaminas e minerais
No grupo de vitaminas, podemos citar:
Elas estão presentes em vários processos no organismo, como no desenvolvimento dos sistemas imunológico e nervoso, na saúde dos olhos e pele, na manutenção das funções celulares, entre outros.
Dentre os minerais encontrados na beterraba estão:
- Ferro;
- Cálcio;
- Fósforo;
- Potássio.
O ferro é um dos que ganham mais destaque ao falarmos dessa hortaliça. Ele é fundamental para o transporte de oxigênio no sangue, possui atividade antioxidante, auxilia na regulação da pressão arterial, entre outras ações.
O consumo de alimentos ricos dessa substância é uma forma de prevenir um quadro de anemia, que se caracteriza pelos baixos níveis de alguns nutrientes, entre eles o ferro.
Betalaínas
As betalaínas também são um grupo de nutrientes muito importante na beterraba e presentes em alta quantidade.
Elas são responsáveis pela sua forte coloração avermelhada. No organismo, atuam como um antioxidante natural, além de ainda conter propriedades anti-inflamatórias.
Nitrato
Na beterraba se destaca também essa substância, que é uma molécula natural que contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos. Assim, auxilia a melhorar o fluxo sanguíneo, sendo útil na prevenção da hipertensão arterial e em outros distúrbios cardiovasculares.
Esse aumento do fluxo leva mais sangue e oxigênio a vários órgãos. Nos homens, por exemplo, pode auxiliar a aumentar a ereção.
Alguns estudos ainda apontam que, por conta do nitrato, a circulação pode melhorar em regiões específicas do cérebro, especialmente aquelas responsáveis por funções motoras.
O mesmo ocorre com os músculos, e já existem pesquisas que apontam o efeito positivo do nitrato vindo da beterraba na resistência física. Por isso, se entende que esse vegetal pode também ajudar na prática de exercícios físicos.
Leia mais: Como aumentar a imunidade com a alimentação
Como preparar a beterraba?
A beterraba é muito versátil e apresenta diversas formas de consumo.
Na salada ela fica perfeita, seja cortada em cubos, rodelas ou ralada. Quem desejar, pode ainda combinar com outros vegetais, como tomate e cenoura.
Quem prefere ela cozida, pode realizar o cozimento na panela de pressão ou a vapor. Ela pode ser colocada sozinha, junto da cenoura ou até mesmo com o feijão. A mistura de sabores pode dar um toque especial à sua refeição, deixando ela ainda mais apetitosa.
Ao cozinhar a beterraba, parte dos nutrientes podem ficar no caldo. Uma boa forma de aproveitá-lo e não desperdiçar as substâncias que ali estão é usando ele para preparar o arroz, por exemplo, ou outros alimentos.
Outra forma muito apreciada de se consumir a beterraba é fazendo o suco dela. Basta limpá-la, retirar a casca e bater em pedaços no liquidificador. Ela pode ser processada com cenoura, limão, laranja, maçã, couve, gengibre e outros alimentos. Depois, se desejar, é possível adoçar e adicionar gelo.
Leia mais: Como fazer reeducação alimentar? Dicas para emagrecer e mais
Pode consumir todos os dias?
A beterraba pode ser inserida diariamente na alimentação em quantidades adequadas. Isso contribui não só para o bom funcionamento do organismo, mas para a construção e manutenção de hábitos alimentares saudáveis.
Porém, pessoas com algumas condições específicas de saúde devem maneirar na quantidade ingerida e na frequência de consumo. Um exemplo é no caso de problemas renais, pois a beterraba possui oxalato, uma substância que em conjunto com o cálcio pode aumentar as chances de surgirem pedras no rim.
Vale conversar com um(a) médico(a) ou nutricionista para ter certeza de que o consumo está liberado.
Uma alimentação variada, colorida e rica em alimentos in natura é fundamental para preservar a saúde e manter o bom funcionamento do corpo. A beterraba é um vegetal acessível, delicioso e versátil, que pode fazer parte da sua rotina alimentar.
Se você gostou deste artigo e deseja ver mais conteúdos relacionados, é só navegar pelo portal do Minuto Saudável e conferir tudo o que já preparamos!