Brasil chega a 94 mortes por dengue em 2024; casos prováveis passam de 555 mil – Notícias – Zonatti Apps

Brasil chega a 94 mortes por dengue em 2024; casos prováveis passam de 555 mil – Notícias




O Brasil registrou 94 mortes por dengue em 2024, segundo o Ministério da Saúde. Os dados, atualizados até sexta-feira (16), mostram que o país tem 555.583 casos prováveis da doença neste ano. Outras 381 mortes são investigadas. 


Desde o ano passado, o Brasil enfrenta um aumento nos casos de dengue. Apenas nas quatro primeiras semanas de 2024, 243.720 casos prováveis da doença foram notificados, ultrapassando o total de suspeitas registradas em 2017 (239.389 casos). O número corresponde a um aumento de 273% em relação ao mesmo período de 2023.





Por causa da situação, o Ministério da Saúde ampliou nesta semana para R$ 1,5 bilhão os recursos reservados para o enfrentamento de emergências para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal. O fundo será destinado “para medidas de prevenção, controle e contenção de riscos em situações que podem ser epidemiológicas, de desastres, ou de desassistência à população”, informou a pasta.


Em 2023, a pasta já havia reservado R$ 256 milhões para esse fim. Na época, os investimentos foram efetivados a fim de fortalecer as ações de vigilância e contenção do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, além do fomento de ações de vigilância em saúde.


A dengue é uma doença transmitida pela fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti, que causa principalmente dores musculares, atrás dos olhos e de cabeça, vômitos persistentes e letargia.



Belo Horizonte decreta situação de emergência



A prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência por causa do aumento nos casos de dengue na capital mineira. A determinação foi publicada neste sábado (17) no Diário Oficial do Município e vale por seis meses.


A cidade registrou 3.718 casos positivos de dengue e 259 de chikungunya, segundo a PBH. Segundo o decreto, a entrada forçada em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, fica autorizada sem a consulta com os proprietários, que será realizada após três tentativas em dias e horários distintos. Será permitido também em locais habitados em caso de recusa para o acesso dos agentes ao local.


O número de casos de dengue nos primeiros meses de 2024, já é 17 vezes maior que no mesmo período de 2023. Na época, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o dado no dia 17 de fevereiro, e o número de contaminados era de 182, uma média de quase quatro casos por dia.

Deixe um comentário