A Marvel viu seu universo cinematográfico chegar no ápice em Vingadores: Ultimato (2019). Desde então, os filmes foram aos poucos declinando e os fãs criaram desinteresse pela gigante de super-heróis. A empresa decidiu decepar os Vingadores e apresentar novos personagens ao público, especialmente via séries –o que afetou a retenção de sua própria audiência. No entanto, o estúdio parece ter um plano para reverter a situação.
Em reunião com acionistas da Disney, o CEO da empresa, Bob Iger, revelou a estratégia para voltar aos tempos de glória da Marvel. “Eu diria que estamos nos inclinando um pouco mais para sequências e franquias”, explicou o chefão da empresa do Mickey Mouse. “Acho que, dado o ambiente e o que é necessário para tirar as pessoas de suas casas para ver um filme… apoiar-se em franquias que são familiares é, na verdade, uma coisa inteligente.”
Sendo assim, o estúdio deve parar com a fórmula dos últimos anos. Em vez de povoar o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel), a empresa dos Vingadores vai focar em mais franquias. Desse jeito, o público consegue criar conexão com seus personagens favoritos e pode acompanhá-los durante anos nas telonas.
O discurso de Bob Iger não parece ter sido algo apenas para acalmar seus acionistas. Desde sua declaração, a Marvel divulgou o trailer de Deadpool & Wolverine e X-Men ‘97, além de ter anunciado o elenco do Quarteto Fantástico. A gigante da indústria cinematográfica deve, então, usar os mutantes como seu principal trunfo durante essa retomada.
Marvel e os X-Men
Wolverine e Ciclope na animação X-Men ’97
Reprodução/Disney+
Os X-Men são super-heróis atemporais. Durante décadas, os fãs da Marvel viram a evolução dos mutantes dos quadrinhos para a animação e, em seguida, para a enorme franquia de filmes. No entanto, o público ainda não presenciou tudo o que a turma de Charles Xavier tem para oferecer.
Nos cinemas, a Marvel apresentou ótimas adaptações dos quadrinhos de Jack Kirby (1917-1994) e Stan Lee (1922-2018). Apesar das tramas intrigantes, o estúdio ainda não colocou os mutantes no mesmo universo de outros super-heróis da empresa. Assim, o poderoso time tem muito espaço para inovar suas histórias.
Agora, com o MCU estabilizado, Kevin Feige está pronto para apresentar os X-Men no mundo dos Vingadores. E, para não perder o timing, o presidente da gigante de Hollywood precisa apertar o botão logo e jogá-los no meio da confusão. A introdução dos mutantes pode facilmente entreter os admiradores dos quadrinhos. A chegada dos heróis deve trazer um frescor, além de mais variedades de histórias. Por se tratar de um grupo, os heróis podem ter suas tramas acompanhando diferentes personagens.