TikTok vira ferramenta de busca no lugar do Google; entenda – Zonatti Apps

TikTok vira ferramenta de busca no lugar do Google; entenda

Uma revolução silenciosa está ocorrendo no mundo da internet. O Google, por décadas sinônimo de busca online, agora enfrenta uma concorrência inesperada: o TikTok.

Para a Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, o aplicativo de vídeos curtos não é apenas uma plataforma de entretenimento, mas também o destino preferido para encontrar informações.

TikTok mais utilizado que o Google em pesquisas online

Geração Z prefere usar o TikTok para fazer buscas – Imagem: Sora Shimazaki/Pexels/Reprodução

Pesquisas recentes indicam uma mudança radical nos hábitos de busca online, especialmente entre os mais jovens.

Segundo a Adobe, 64% da Geração Z prefere usar o TikTok para buscar informações, superando em muito os 40% revelados em estudo interno do Google em 2022.

Enquanto o Google ainda mantém sua posição como o mecanismo de busca mais utilizado, o TikTok está conquistando terreno, especialmente entre os mais jovens.

A rapidez, o formato visual e o algoritmo eficiente do TikTok têm atraído uma geração acostumada à instantaneidade e à personalização.

Diante do avanço do TikTok, o Google não está parado. A gigante das buscas está incorporando inteligência artificial generativa à sua plataforma, uma resposta direta ao sucesso do concorrente chinês.

No entanto, mesmo com essas mudanças, o Google enfrenta um desafio único em sua história.

TikTok pode ser mais que entretenimento

A plataforma pode ser usada como uma ferramenta importante na área profissional – Imagem: Cottonbro studio/Imagem/Reprodução

O TikTok, conhecido por seus vídeos divertidos e tendências virais, agora se destaca como uma ferramenta de busca.

Com seu algoritmo inteligente e sugestões personalizadas, ele oferece uma abordagem única e imersiva para encontrar informações. Para os empreendedores, entender tal mudança é fundamental.

O TikTok pode ser um canal poderoso para alcançar a Geração Z, seja para compartilhar conteúdo educacional ou construir o reconhecimento da marca. Porém, é crucial adaptar a estratégia de marketing para o formato da plataforma.

Criar conteúdo para o TikTok vai além de simplesmente dançar ou entreter. É sobre conectar-se de forma autêntica com o público-alvo, humanizando a marca e oferecendo uma experiência imersiva.

Recursos como GIFs, emojis, duetos e locuções podem ser aproveitados para criar vídeos atrativos e envolventes.

Deixe um comentário