plano de Lula para IA exige mais que inteligência natural – Zonatti Apps

plano de Lula para IA exige mais que inteligência natural

Se nós não estamos na direita, nós estamos atrasados. Mas nós também não temos as capacidades que os Estados Unidos e a China têm. Agora, temos que situar nossa capacidade de desenvolvimento científico nessa disputa com outros países. Temos a décima terceira produção científica mundial, temos centro de processamento consolidado. Há algumas vantagens que nos caracterizam e temos que explorá-las para nos inserir bem nessa disputa
Luis Manoel Rebelo Fernandes, secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em entrevista à coluna

Mas o que o plano de Lula vai atacar? Conversei sobre isso com o Diogo Cortiz durante o Deu Tilt desta semana, mas vamos lá.

Imagem: Arte/UOL

Nos dias anteriores ao almoço que virou meme, Lula pediu aos integrantes do Conselho de Ciência e Tecnologia que elaborassem um plano para fomentar a IA no Brasil. Esse colegiado já estava revisando a EBIA (Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial), concebida no governo Bolsonaro. Só que…

  • … O presidente deu prazo curto: queria o documento na Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação, que iria ser em junho, mas foi para agosto devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul. Também…
  • … Pretende tratar dele em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em setembro, e na reunião do G20, que será no Rio em novembro. Está apertado?…
  • … Para integrantes do governo com quem conversei, sim. A sensação de urgência nasceu por dois motivos…
  • … Primeiro, a inegável vitrine internacial conferida por esses dois eventos. Segundo…
  • … Para condensar os vários movimentos para criar ações voltadas à IA que surgiam dentro do governo federal e no seu entorno. Lembra do “Eu estou cansado de ouvir teoria”? Era sobre isso. E o plano…
  • … Vai trazer ações que girem em torno de quatro eixos, como…
  • … Investimento em infraestrutura, de pesquisa, desenvolvimento e processamento. Perguntei se seria comprar GPU da NVIDIA:

Sim. É o horizonte. Isso implica investimentos em supercomputadores e elevação da capacidade de processamento para poder gerar as aplicações”, responde o secretário do MCTIC
Luis Manoel Rebelo Fernandes

Deixe um comentário