No Dia do Cinema Brasileiro, o CineBuzz, a Rolling Stone Brasil e a Contigo! selecionam os filmes que têm feito barulho neste ano
O ano está só na metade, mas diversos filmes brasileiros têm feito barulho entre os cinéfilos. Seja por suas qualidades ou seus diferenciais, filmes como Grande Sertão, Uma Família Feliz, A Filha do Palhaço e Biônicos têm chamado a atenção das pessoas e, para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro, comemorado em 19 de junho, o CineBuzz, a Rolling Stone Brasil e a Contigo! listam os principais lançamentos nacionais no primeiro semestre de 2024. Confira:
Sem Coração
Após estrear durante o 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2023, Sem Coração, primeiro longa da diretora alagoana Nara Normande, chegou aos cinemas no início deste ano e, atualmente, está disponível no catálogo da Netflix. Na história de uma mulher ouve falar de uma adolescente, apelidada de “Sem Coração” por conta de uma cicatriz que carrega no peito, e passa a sentir uma atração crescente pela menina.
Saudosa Maloca
Com o ex-Titãs Paulo Miklos como Adoniran Barbosa, Saudosa Maloca se inspira na obra do compositor para conta as histórias de uma São Paulo que já não existe mais para o garçom de um bar. Em um desses causos, ele relembra a vivência na Maloca, um casario no centro da cidade, com os amigos, antes de o bairro passar por grandes transformações.
Levante
Em Levante – que foi destaque no Festival de Cinema de Cannes em 2023 antes de estrear nos cinemas brasileiros em fevereiro deste ano -, uma jovem e promissora jogadora de vôlei descobre estar grávida e busca um aborto clandestino, dando visibilidade aos problemas enfrentados por mulheres para fazer o procedimento na ilegalidade por falta de opção.
Meu Sangue Ferve por Você
Lançamento recente nos cinemas, Meu Sangue Ferve Por Você conta a história de amor entre Sidney Magal (Filipe Bragança, Elas por Elas), um dos artistas mais populares e celebrados do país em 1979, e a deslumbrante Magali (Giovanna Cordeiro, Fuzuê), por quem se apaixona perdidamente.
A Filha do Palhaço
Em A Filha do Palhaço, uma adolescente de 14 anos aparece para passar uma semana com o pai, que ganha a vida apresentando seus shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza como a personagem Silvanelly. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha terão que conviver durante essa semana, vivendo novas experiências, que irão transformar sua relação e suas vidas.
Uma Família Feliz
Após o sucesso de Bom Dia, Verônica, Raphael Montes investiu no suspense Uma Família Feliz, que mostra Grazi Massafera como uma mãe, sofrendo com uma angustiante depressão pós-parto, tentando provar a sua inocência para toda uma comunidade após os seus filhos aparecerem machucados. Como é clássico do autor, que também atua como roteirista e diretor assistente da novidade, a história é repleta de reviravoltas chocantes.
Grande Sertão
Baseado no clássico Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, Grande Sertão troca a violência dos jagunços do sertão para a violência nas periferias urbanas. “Numa grande comunidade da periferia brasileira chamada Grande Sertão, a luta entre policiais e bandidos assume ares de guerra e traz à tona questões como lealdade, vida, morte, amor, coragem, Deus e o diabo”, diz a sinopse.
Biônicos
Longa de ficção científica da Netflix, Biônicos conta a história de uma atleta, que dedicou a sua vida a chegar ao topo, e acaba ressentida ao ver que as próteses biônicas estão mudando a realidade do esporte. Quando a sua irmã ganha os holofotes como uma atleta biônica, a jovem, impulsionada pela ambição e a rivalidade, cruza o seu caminho com o de um homem misterioso, que lhe faz uma proposta impensável.
13 Sentimentos
Dez anos após encantar corações com o romance juvenil Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, Daniel Ribeiro retorna aos cinemas com o seu novo filme, 13 Sentimentos. O longa conta a história de João (Artur Volpi, Segunda Chamada), que acaba de terminar um longo relacionamento, mas mantém um carinho pelo ex-namorado. Porém, esse sentimento acaba se tornando conflituoso quando ele se apaixona à primeira vista por um rapaz.
Bandida: A Número Um
Mais uma novidade nos cinemas, Bandida: A Número Umé baseado na história real da mulher que se tornou chefe do tráfico da favela da Rocinha na década de 1980. O filme acompanha a trajetória de Rebeca (Maria Bomani, Amor de Mãe) que foi vendida a um bicheiro na infância e cresceu em meio à criminalidade, aprendendo como caminhar por um mundo de violência e corrupção.
BÔNUS: Motel Destino
Antes mesmo de chegar aos cinemas, em 22 de agosto, Motel Destino tem chamado a atenção por ter sido indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano. O novo filme de Karim Aïnouz (A Vida Invisível), definido como um thriller erótico, conta a história de uma mulher em um relacionamento abusivo com um ex-policial, dono do motel do título, que vê a sua vida mudar após um jovem, recém-saído de uma instituição socioeducativa onde cumpria pena, entrar nela.
Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!
- “Wish: O Poder dos Desejos”
- “A Sociedade da Neve”
- “Meninas Malvadas: O Musical”
- “Anatomia de uma Queda”
- “Todos Menos Você”
- “Pobres Criaturas”
- “Madame Teia”
- “Zona de Interesse”
- “O Menino e a Garça”
- “Ficção Americana”
- “Duna: Parte 2”
- “Todos Nós Desconhecidos”
- “Godzilla e Kong: O Novo Império”
- “Uma Família Feliz”
- “Ghostbusters: Apocalipse de Gelo”
- “Guerra Civil”
- “Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes”
- “Rivais”
- “La Chimera”
- “Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2”