‘Não quero azarar, mas parece ter corrido muito bem’, disse o bilionário sobre a operação, mas sem revelar a identidade do paciente. A empresa pretende fazer mais implantes ainda este ano. Neuralink, do bilionário Elon Musk, realizou bateria de exames antes de implantar chip em seu primeiro paciente
Reprodução/Neuralink
Um segundo paciente humano recebeu com sucesso o chip cerebral da “Neuralink”, empresa do bilionário Elon Musk. O anúncio foi feito pelo próprio empresário durante entrevista para um podcast na sexta-feira (2).
A Neuralink ainda está testando seu dispositivo, que se destina a ajudar pessoas com lesões na medula espinhal (veja ele como funciona).
O chip permitiu que o primeiro paciente, Noland Arbaugh, de 29 anos, jogasse videogame, navegasse na internet, postasse nas redes sociais e movesse o cursor em seu laptop, segundo a agência Reuters.
Durante a entrevista para o podcast, Musk não compartilhou muitos detalhes sobre o segundo implantado, mas afirmou que ele tem uma lesão na medula espinhal semelhante à do primeiro paciente.
“Não quero azarar, mas parece ter corrido muito bem com o segundo implante”, disse Musk. “Há muito sinal, muitos eletrodos. Está funcionando muito bem”, completou.
Neuralink faz demonstração com 1º paciente a receber seu chip cerebral
Musk também disse que espera que a Neuralink forneça os implantes a mais pacientes este ano como parte de seus ensaios clínicos.
No mês passado, o bilionário tinha anunciado que sua empresa retomaria os implantes em humanos, após resolver um problema que afetou a capacidade do primeiro implatado de mover o cursor de um computador com o pensamento.
A empresa chegou a publicar um vídeo (veja acima) mostrando Noland jogando xadrez on-line usando sua mente, sem mencionar um detalhe: após a operação, alguns dos cabos revestidos de eletrodos haviam se retraído.
“Para a próxima fase de implementação, realmente queremos garantir que fazemos o máximo progresso possível entre cada paciente”, disse Musk no mês passado.
Chip da Neuralink
Arte/g1
‘O que a Neuralink está dizendo é algo que já foi feito 20 anos atrás’, diz Miguel Nicolelis
‘O que a Neuralink está dizendo é algo que já foi feito 20 anos atrás’, diz Miguel Nicolelis
Por que o Brasil não foi tão afetado no apagão cibernético?
Por que o Brasil não foi tão afetado no apagão cibernético?
Brasil manda 4x mais áudios no WhatsApp do que outros países, diz Zuckerberg
Brasil manda 4x mais áudios no WhatsApp do que outros países, diz Zuckerberg