Petrobras diz que mantém ‘preços competitivos’ mesmo em meio à alta do petróleo no mercado – Notícias – Zonatti Apps

Petrobras diz que mantém ‘preços competitivos’ mesmo em meio à alta do petróleo no mercado – Notícias


O diretor de exploração e produção da Petrobras, Fernando Borges, admitiu na sexta-feira (14) que a estatal tem sido mais rápida ao repassar para o preço final dos combustíveis no país as quedas do petróleo no mercado internacional. Segundo ele, essa diferença de tratamento no repasse das flutuações externas é “benéfica para a sociedade” e se mantém dentro dos limites da política de preços da companhia, definida em 2016.


“A gente [Petrobras] passar mais amiúde a redução e demorar um pouco mais para passar a subida…, (com isso) nós estamos beneficiando a sociedade brasileira”, afirmou ele, em evento online da agência especializada Epbr.


Após a declaração, a estatal reforçou, em comunicado ao mercado, que tem “compromisso com preços competitivos e em equilíbrio com o mercado” e que evita o repasse imediato das volatilidades externas e do câmbio aos preços.



As declarações vêm num momento de alta dos preços do petróleo, depois que a Opep decidiu reduzir sua produção com a alegação de que a economia mundial corre o risco de entrar em recessão. Como revelou o Estadão, a direção da Petrobras tem sido pressionada pelo governo a segurar aumentos de preço até o fim das eleições — num movimento que poderia beneficiar a campanha do presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição.


Preços


Os preços da gasolina e do diesel nos postos de combustível têm caído desde o fim de junho, puxados pelo corte de tributos e, depois, por reduções nos preços da companhia. Foram quatro descontos seguidos para a gasolina e três para o diesel. As reduções recentes anunciadas pela gestão de Caio Paes de Andrade fizeram o preço nas bombas para a gasolina e o diesel despencar 35% e 13%, respectivamente, em três meses.

PUBLICIDADE


Nas últimas semanas, porém, os preços da Petrobras voltaram a ficar abaixo dos do mercado internacional, contrariando a política de Preço de Paridade de Importação (PPI). Por isso, segundo especialistas, não haveria espaço para novas quedas nas refinarias. Na semana passada, o preço médio da gasolina nos postos recuou 0,4%, e o do diesel, 0,9%, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural). Em razão do feriado, a ANP só vai divulgar os preços médios desta semana na segunda-feira.


Segundo a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), a defasagem do diesel no mercado interno disparou para 16% em relação ao mercado internacional. Para alinhar o preço praticado nas refinarias brasileiras, a Petrobras teria de aumentar em R$ 0,97 o preço do litro do combustível. Já a gasolina vendida pela estatal, informa a Abicom, está 12% abaixo da paridade internacional e teria de ser elevada em R$ 0,43 por litro para ficar em linha com o mercado internacional.



Borges minimizou os cálculos da Abicom, ao dizer que a Petrobras parte de outras premissas. “Volume e escala contam muito. A Abicom tem a visão dela de defasagem, e nós temos visão distinta porque nossa escala é distinta.” Segundo o executivo, a companhia acompanha a dinâmica de defasagem de seus preços na comparação com o PPI e, na média, estaria muito próxima do valor de mercado.


Mas a defasagem dos preços da Petrobras também é calculada por outras fontes de mercado, como o Cbie (Centro Brasileiro de Infraestrutura), que vê diferença de 6,72%, para a gasolina, e de 12,40% para o diesel nas refinarias da Petrobras em relação aos praticados no mercado internacional.


Deixe um comentário