O preço das criptomoedas é determinado por uma série de fatores que impactam na cotação dos ativos como, por exemplo, a lei da oferta e demanda.
Sendo que os fatores que afetam os preços podem impactar também na volatilidade do ativo e na procura por ele.
Além disso, as criptomoedas são moedas digitais descentralizadas. Isso significa que elas não são controladas pelo governo. Portanto, o governo não tem o poder de influenciar o preço das criptos.
Um detalhe importante é que os preços das criptos passam por muita flutuação. Um dos motivos para isso, é que este ainda é um mercado bem novo.
Desse modo, muitas pessoas ainda não conhecem o funcionamento das criptos, sendo assim existe uma liquidez limitada neste mercado.
Como é definido o preço das criptomoedas?
Alguns aspectos que afetam os preços das criptos são:
1- Tecnologia
A tecnologia de uma criptomoedas é um dos principais fatores que afetam o seu preço.
Sendo que o valor tecnológico de uma cripto em fatores como: rapidez, segurança, facilidade do uso do protocolo e diversidade de usos.
Além disso, a quantidade de energia necessária para a mineração de criptos também impacta na avaliação que os usuários fazem da moeda digital.
2- A utilidade afeta o preço das criptomoedas
Outro fator que impacta os preços é a utilidade que a criptomoeda tem. De forma geral, as criptos são muito úteis para transações rápidas e descentralizadas.
No entanto, cada cripto tem seus próprios usos. Por exemplo, o Ethereum é uma plataforma que tem a sua própria moeda e possui diversas funcionalidades, é possível até mesmo criar outras criptos na plataforma!
3- Reputação
A reputação de uma criptomoeda afeta muito a sua cotação. O Bitcoin por exemplo, tem uma boa reputação, já que foi a primeira cripto.
Com isso, quando falamos em criptomoedas, a maior parte das pessoas já pensa no Bitcoin, e vê essa moeda como uma confiável.
4- Oferta e demanda afeta o preço das criptomoedas
A lei da oferta e demanda está muito presente nos preços das criptomoedas. Sendo assim, quanto mais pessoas estiverem dispostas a comprar determinada cripto, mais o seu preço sobe.
Da mesma forma, se os investidores não estiverem interessados em certa cripto, então o seu preço tende a cair.
5- O cenário político impacta o preço das criptomoedas
O cenário político também afeta muito a cotação das criptomoedas. Isso porque, as pessoas podem passam a usar as criptos como uma forma de cobrir as oscilações da moeda convencional.
Além disso, as pessoas podem recorrer as criptos como uma forma de proteger o patrimônio contra o cenário político e econômico nacional.
6- Notícias
As notícias divulgadas sobre certa moeda, afetam muito a sua cotação. Isso porque, as pessoas são influenciadas a compra ou vender de acordo com as notícias que ouvem.
Além disso, as notícias, declarações, notas e comentários de pessoas famosas podem ter o mesmo efeito. Por exemplo, os tweets de Elon Musk sobre criptos sempre causam oscilações no mercado.
7- Volatilidade do dólar
Por fim, a volatilidade do dólar também impacta no preço das criptomoedas. Inclusive, o preço do dólar afeta a economia de vários países e não apenas o mercado cripto.
Isso porque, em algumas plataformas, o dólar é levado em conta para definir o preço que os usuários estão dispostos a pagar.
LEIA MAIS
É possível fazer dinheiro com criptomoedas?
Como funcionam os fundos de criptomoedas?
Vale a pena comprar Bitcoin e Ethereum no Nubank?
O que é Hard Wallet e como funciona?
Como encontrar uma carteira de Bitcoin antiga
Carteiras para Bitcoin: tipos e melhores alternativas
Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!
Como funciona o empréstimo de criptomoedas?
Carteiras para ADA Cardano – Como escolher e 7 opções de carteiras
Carteira virtual, o que? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens
Quais são as principais criptomoedas do mercado e como funcionam?
Fontes: A gazeta, Educacoin e, por fim, Cointelegraph.