4 opções de empréstimo que o MEI pode contratar – Jornal Contábil – Zonatti Apps

4 opções de empréstimo que o MEI pode contratar – Jornal Contábil

Uma das melhores maneiras de se conseguir ampliar o seu negócio ou até mesmo para controlar o caixa da empresa é através de um empréstimo. Contudo, por se tratar de uma linha de crédito, a oferta pode conter juros e multas, sendo necessário cautela na hora de buscar uma opção.

No caso do Microempreendedor Individual (MEI), a situação não é diferente, muitos empreendedores buscam investimentos para o seu negócio, enquanto outros buscam uma opção de crédito para controlar o fluxo de caixa.

Pensando nas adversidades que muitas vezes o MEI passa para conseguir encontrar uma linha de crédito, hoje conheceremos as principais opções às quais o microempreendedor pode utilizar para conseguir um dinheiro extra.

Opções de empréstimo para o MEI

Para identificar qual é a melhor opção de empréstimo para o seu negócio, é necessário ir além das opções tradicionalmente ofertadas, pois, existem diversas modalidades que podem valer mais apenas para uns do que para outros.

Nesse sentido, apresentaremos as principais modalidades de crédito aos quais os microempreendedores podem buscar para conseguir esse apoio financeiro, confira!

Empréstimo com cartão BNDES

A primeira opção e muito vantajosa para muitos microempreendedores está no cartão BNDES que incentiva as atividades das micro, pequenas e médias empresas pelo país.

A contratação da operação dependerá de diversos fatores que vão desde o tamanho da empresa até o seu lucro anual. No geral o limite desta operação é de R$ 1 milhão, disponibilizado direto no cartão, e sua fatura pode ser paga em até 48 vezes.

Caso você venha a emitir o seu cartão, será possível utilizar da maneira como desejar, respeitando seu limite. Todavia, um ponto de atenção é que a compra de itens só poderá ser feita por fornecedores recomendados pelo próprio BNDES.

Assim, o cartão BNDES é uma excelente modalidade para os empreendedores que buscam repor materiais ou adquirir mais materiais para o seu negócio.

Microcrédito Caixa

Outra opção para o microempreendedor é a linha de crédito conhecida como Crédito CAIXA Tem para Microempreendedores (MEI).

Está é uma excelente oportunidade para obter crédito para melhorar o seu negócio, repor capital de giro e adquirir insumos, ferramentas e utensílios.

Nessa opção você poderá contratar um microcrédito no valor de até R$ 3 mil que deve ser utilizado para ampliar ou melhorar o seu negócio.

Neste site da Caixa, você poderá conhecer todas as funcionalidades da operação e inclusive como contratar o microcrédito.

Empréstimo com garantia de imóvel

Outra opção que o MEI pode utilizar é o empréstimo com garantia de imóvel, que como o próprio nome diz, como será colocado um imóvel como garantia, seja terreno, caso, imóvel comercial, etc. Possui uma cobrança de juros extremamente baixa.

A possibilidade de encontrar juros muito baixos ocorre, pois, como há uma garantia para pagamento do débito, as chances de inadimplência são reduzidas, melhorando as ofertas.

Geralmente, permite-se financiar até 60% do valor da propriedade em forma de crédito, sem a necessidade de informar qual será a utilização.

Outra vantagem é que muitas operações permitem colocar o imóvel como garantia, mesmo que o imóvel em questão não esteja quitado, todavia, deve estar regular e com os pagamentos do financiamento devidamente em dia.

Além disso, um ponto importante é que essa opção pode ser contratada inclusive caso o MEI esteja com o nome sujo.

Empréstimo com capital de giro

Outra modalidade que o MEI pode aderir é o capital de giro, que diz respeito a um montante utilizado para manter o funcionamento do seu negócio a longo prazo.

Contudo, como muitas vezes o empreendedor possui pouco dinheiro reserva para bancar as despesas ou realizar investimentos, é possível procurar um empréstimo empresarial para capital de giro.

Esse empréstimo empresarial possui um breve período sem aplicação, entre 5 e 15 dias, após esse período, haverá a incidência de juros que normalmente operam entre 1,5% a 2,5% ao mês. Todavia, a quantia para contratação costuma ser pequena.

Deixe um comentário