A Portuguesa perdeu o clássico para o São Paulo, na noite desta quinta-feira (26), por 4 a 1, no Morumbi, pela quarta rodada do Paulistão. Gallopo, duas vezes, Luciano e Pedrinho anotaram os gols da derrota lusitana. Lucas Nathan descontou para a Lusa. Com este resultado, a Lusa fica na lanterna do Grupo D, com quatro pontos.
+ Portuguesa segue com melhor campanha da história da Copinha
A Lusa repetiu, pela primeira vez, a escalação em um jogo seguido. A Rubro-Verde foi a campo com a mesma escalação que venceu o Red Bull Bragantino, no último sábado (14), por 3 a 0, no Canindé. Madison, que chegou a ser dúvida ao sair, ainda no primeiro tempo, com dores, chegou a ser dúvida. Entretanto, ele permaneceu entre os titulares.
O JOGO
Confronto teve início com o São Paulo dominando a posse de bola e tentando achar brechas para abrir o placar. Por sua vez, a Lusa aproveitava os erros de passe e tentava criar oportunidades no contra-ataque. Aos nove, em jogada em velocidade, João Victor foi em velocidade pela direita e tentou mandar rasteira na área. Contudo, a defesa afastou e mandou para a linha de fundo.
A resposta do São Paulo aconteceu aos 14. Gallopo recebeu, na entrada da área e tentou chutar, mas Victor Ramos bloqueou, com as costas. No minuto seguinte, em jogada de velocidade no lado esquerdo, Gallopo chutou, bateu no travessão e, na sequência, Thomazella fez a defesa.
Após a chance, o São Paulo manteve a pressão na equipe verde encarnada, que encontrava dificuldades de construir as jogadas de contra-ataque. Contudo, aos 36, em cobrança de escanteio de Wellington Rato, Luciano desviou e os donos da casa abriram o placar.
A Lusa tentou descontar o resultado aos 37. Richard finalizou, na entrada da área, mas o goleiro mandou para a linha de fundo.
Após o gol, os são paulinos trabalhavam mais a bola, enquanto a Lusa tentava contra atacar, mas encontravam dificuldades na construção da jogada. Aos 46, Wellington Rato, pela direita, chutou, a bola desviou, Thomazella espalmou e a defesa afastou o perigo.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, as equipes voltaram ao gramado sem mudanças em relação ao primeiro tempo e, assim como na primeira etapa, o São Paulo foi para o ataque e teve a primeira chance da etapa final. Com apenas um minuto de jogo, Rodrigo Nestor chutou de direita e a bola foi para a linha de fundo, perto da meta do goleiro Thomazella.
Contudo, após o susto, a Lusa passou a marcar sob pressão em cima dos donos da casa para buscar o empate. Apesar disso, aos 12 minutos, em jogada de Devid pelo lado esquerdo, Galoppo recebeu e chutou, para aumentar a vantagem dos donos da casa.
A Lusa partiu para o ataque e teve uma boa oportunidade para descontar. Aos 17, a Portuguesa foi ao ataque e, após cruzamento de João Victor, Paraizo cabecou e o goleiro Rafael fez a defesa.
Atrás no placar, o técnico Mazola Júnior resolveu fazer três mudanças e escalou Marzagão, Daniel Costa e Richard nas vagas de Tauã, Gustavo Bochecha e Paraizo. Com isso, o time buscava pressionar os donos da casa e tentar empatar.
Já, aos 29 minutos, Madison derrubou Nestor dentro da área e o juiz anotou a penalidade. Na cobrança, Gallopo chutou e marcou o terceiro gol no confronto.
A Rubro-Verde ainda teve tempo para descontar. Aos 41, Daniel Costa recebeu o passe, partiu em velocidade e mandou para Lucas Nathan receber e chutar para descontar o placar. Entretanto, após erro da defesa da Lusa, Pedrinho recebeu e marcou o quarto gol.
A Portuguesa volta a campo para a disputa do Paulistão no embate diante do Água Santa. O confronto está marcado para este domingo (29), às 15h, no Distrital do Inamar.
FICHA TÉCNICA:
PORTUGUESA: Thomazella; Pará (Ramon Rocha), Bruno Leonardo, Victor Ramos e Thallyson; Madison, Tauã (Marzagão) e Gustavo Bochecha (Daniel Costa); João Victor (Lucas Venuto), Paraizo (Richard) e Lucas Nathan.
SÃO PAULO: Rafael; Orejuela, Beraldo, Alan Franco e Welington (Liziero); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Marcos Paulo) e Luciano (Juan); Wellington Rato (Luan), Galoppo e David (Pedrinho).
Público: 31.705 pessoas
Renda: R$ 1.050,503,00