Torcidas organizadas de futebol levam os encontros e vivências do dia a dia para o mundo virtual – Esportes – Zonatti Apps

Torcidas organizadas de futebol levam os encontros e vivências do dia a dia para o mundo virtual – Esportes


Um novo movimento na internet vem chamando atenção dos torcedores e fãs de futebol. No caso, se tratam das torcidas organizadas online. Os jogadores usam um servidor próprio, que permite criar diferentes personagens, inclusive, grupos de torcedores organizados.


Dentro do jogo, tudo parece uma réplica do mundo real. Desde a sede das torcidas, as caravanas para os jogos e até mesmo os encontros entre duas organizadas diferentes. Nas redes sociais, vídeos desses momentos colecionam milhões de interações.


Entre as torcidas que mais movimentam esse mundo virtual, estão a Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, a Torcida Jovem, do Santos, a Mancha Verde, do Palmeiras, a Máfia Azul, do Cruzeiro e o Esquadrão Vilanovense, do Vilanova. 


Quem criou e de onde veio a ideia?


De acordo com a equipe do FiveM Torcidas, responsáveis pela criação do servidor com maior número de acessos, o objetivo do jogo é “levar a paixão das torcidas, futebol e times” para dentro do mundo do videogame.


O jogo utilizado para os encontros é o Grand Theft Auto, mais conhecido como GTA. Os games originais da série se passam em cidades fictícias dominadas pelo crime e pelas gangues de rua.


Porém, a versão utilizada pelos torcedores, na realidade, é um servidor que permite modificações muito maiores nos personagens e nos ambientes do próprio jogo. O jogo, com estas modificações, é conhecido como GTA RP.




A equipe preferiu manter o nome dos criadores em sigilo, porém, ao R7, os criadores contam que a ideia surgiu em uma conversa entre amigos. “A gente sentia falta de algo parecido dentro do game, então nos juntamos e criamos a plataforma”, disse o porta-voz da FiveM Torcidas.


A equipe de criação confirmou não ter nenhum envolvimento direto com as torcidas organizadas da vida real. “Não possuímos nenhum envolvimento com as torcidas organizadas, admiramos e respeitamos muito o trabalho de todas as torcidas e todos os seus movimentos. Entendemos que torcida organizada é muito mais que arquibancada e cânticos”, conta ao R7.


Cientes de que existe uma visão negativa sobre o jogo, os criadores do servidor garantem que repudiam qualquer tipo de violência, dentro ou fora do jogo.


“Fazemos eventos propagando a paz nos estádios e o fim da violência. Não é tolerado qualquer tipo de comentário ou publicação que fale sobre qualquer tipo de violência dentro e/ou fora do game.”










O ponto de vista de um jogador








Tatico Roleplay, que adotou este apelido nas redes sociais e prefere não citar o nome verdadeiro, é um dos jogadores dessa modalidade do jogo.


Ele é são-paulino e dentro do game participa de dinâmicas com a torcida Tricolor. O streamer de 24 anos, que usa a plataforma da Twitch para transmitir lives enquanto joga, fez questão de explicar as funcionalidades do jogo e alguma regras pré-estabelecidas. 


“Dentro da cidade no GTA, as torcidas organizadas — que não necessariamente são os integrantes da torcida na vida real — vão para jogos de futebol, fazem encontros em estádios, andam junto e torcem para o time do coração dentro do game. Ocorrem também encontros entre torcidas rivais, mas não acontece nada que fuja de dentro do RP (do jogo) e é feito por pura diversão”, esclarece o jogador.


De acordo com Tatico, existem “regras de conduta e respeito” que precisam ser seguidas dentro da cidade virtual. Além disso, o streamer revelou que existe uma restrição de idade para entrar no jogo e que geralmente, no servidor, é 16 anos.




Tatico Roleplay fez questão de ressaltar que o jogo não tem como princípio a violência, porém nem sempre essa perspectiva é respeitada por todos dentro da plataforma. “A pior parte, infelizmente, é que por ser uma coisa nova no GTA RP e nem todos sabem como funciona uma torcida organizada na vida real, alguns entram apenas para atrapalhar. Isso acaba afetando um pouco na experiência dos que querem realmente se divertir”, diz o streamer.

PUBLICIDADE


Nas últimas semanas, o R7 monitorou a maior plataforma usada como meio de comunicação e interação entre esses participantes. Todos os dias, a média de usuários online na sala de bate-papo superou os 5.000 online ao mesmo tempo.


Em duas semanas o perfil registrou um grande aumento no número de membros, passando de 12.865 para mais de 29,6 mil.


Apesar de não ter nenhum envolvimento com as torcidas organizadas oficiais do São Paulo, Tatico entende que o jogo é divertido e pode se tornar uma tendência, justamente, por permitir a vivência de um torcedor organizado, mas sem os trâmites oficiais.


“Muitas pessoas não conseguem estar em uma torcida organizada na vida real por algumas razões e por isso, optam por entrar na sua torcida de coração online e torcer da mesma maneira”, contou o jogador.





O que dizem as organizadas


De acordo com Matheus Gerlach, diretor de comunicação da Torcida Jovem do Santos, não existe envolvimento oficial da organizada santista com o jogo e as práticas do servidor.


 “A prática desses jogos não é tão recente assim, já vem de um tempo que eles existem. A gente sabe sim da existência desse movimento, mas não tem nenhuma relação da Torcida Jovem do Santos nem com a plataforma, nem com o jogo”, disse Gerlach.



O diretor de comunicação da torcida santista confirma que além da falta de envolvimento oficial por parte da organizada, os usuários, em sua maioria, estão mais distantes da torcida. 


“A gente imagina que tenham alguns associados que joguem sim, mas a maioria não são nem sócios da torcida. Tem muitos adolescentes também. A maioria das pessoas que praticam não tem um contato muito direto com com a torcida de verdade”.


Apesar disso, Gerlach entende que o jogo aproxima o jogador das vivências dia a dia de um torcedor organizado.


“Existem outros aspectos da vivência de um torcedor como comprar ingresso, ir nos jogos, caravanas, eventos, sede da torcida… Tem muita coisa do dia a dia do torcedor. Só poderia ser melhor observado e usado”, disse o diretor de comunicação.




Pelas redes sociais, o R7 entrou em contato com os organizadores desses servidores. Os jogadores afirmaram que não estão diretamente envolvidos com as torcidas organizadas oficiais dos clubes, porém, não quiseram dar entrevista e nem mesmo falar mais sobre o assunto.


E o Ministério Público?


Dentro da plataforma de jogo existe uma sede do Ministério Público, onde os jogadores e as torcidas se reúnem para debater e organizar assuntos do cotidiano das organizadas.


Ao R7, o Ministério Público de São Paulo afirmou que “não tem conhecimento sobre o assunto até o momento” e que aguardaria eventual contato da Polícia Civil ou Militar para “eventual posicionamento”.


*Estagiária do R7 sob supervisão de Carla Canteras


Lembra deles? Grandes nomes do futebol atuarão em times de menor expressão no Paulistão


Deixe um comentário