Seleção feminina de vôlei estreia na Liga das Nações; conheça o torneio e o que está em jogo – Esportes – Zonatti Apps

Seleção feminina de vôlei estreia na Liga das Nações; conheça o torneio e o que está em jogo – Esportes


É dia de Brasil em quadra! A seleção feminina de vôlei estreia nesta quarta-feira (31) na Liga das Nações 2023, diante da China. O jogo acontece às 6h (de Brasília), em Nagóia, no Japão.


O jogo é o primeiro de quatro que vão acontecer na cidade japonesa. Depois dessa etapa, o torneio passa por Brasília e pela Tailândia. A final será sediada nos Estados Unidos.






As convocadas





José Roberto Guimarães conta com novos nomes na seleção, em relação ao ano passado. Atletas como Naiane e Maiara Basso são exemplos que aparecem na lista para integrar o elenco brasileiro. Thaísa é a grande novidade de Zé Roberto, que perdeu a veterana Carol Gattaz por lesão e preencheu a vaga com outra central experiente.


Além das atletas citadas, no Japão, a seleção feminina de vôlei conta com a levantadora Macris, as opostas Kisy e Lorrayna, as ponteiras Júlia Bergmann, Ana Cristina e Tainara, as centrais Carol, Diana, Lara e Lorena e as líberos Natinha e Laís.


Para o restante do torneio, José Roberto Guimarães ainda convocou:


Levantadoras: Juma, Roberta
Oposta: Lorenne
Ponteiras: Gabi, Maira, Michelle Pavão, Pri Daroit, Karina, Kasiely, Edinara e Rosamaria
Centrais: Milka e Valquíria
Líberos: Nyeme


Como funciona a Liga?

undefined


São 16 seleções e duas fases diferentes. Na primeira, cada equipe joga 12 vezes, em três etapas diferentes. Cada jogo vale pontos para a tabela classificatória.


Depois das três rodadas, somente os três melhores times avançam para a segunda fase. O país sede da final já tem uma vaga garantida na fase eliminatória. No caso do torneio feminino, os Estados Unidos serão o ‘palco’ da segunda etapa do torneio e por isso, já têm vaga na fase final.


Na fase final, o formato é de eliminação direta. Ou seja: nas quartas de final, o primeiro colocado encara o oitavo e assim por diante. Na sequência, serão disputadas as semifinais e as finais.

PUBLICIDADE


O que está em jogo para as seleções?


A Liga das Nações pode colocar a seleção brasileira de vôlei feminino na Olimpíada de Paris, em 2024. Seis vagas nos Jogos serão distribuídas através dos torneios pré-olímpicos, mas outras cinco serão definidas via ranking mundial da FIVB (Federação Internacional de Vôlei), que será atualizado após a disputa do torneio.


Na corrida por uma vaga nos Jogos de Paris, todo jogo é importante, já que todos valem pontos para o ranking. Caso não consiga a classificação pelo Pré-Olímpico, a seleção vai precisar estar bem posicionada na lista para se garantir em Paris.


A SFV tem batido na trave nos últimos anos, já que ficou em segundo lugar em cinco oportunidades. Foi vice nas Olimpíadas, no Mundial e nas três últimas finais da Liga das Nações. Neste ano, busca o primeiro título do torneio para ganhar força para a disputa do Pré-Olímpico.


Calendário da Liga das Nações de Vôlei 2023


Semana 1 – Nagoya, Japão

31 de maio – República Popular da China x Brasil – 6h

1 de junho – Brasil x Países Baixos – 6h

3 de junho – Brasil x República Dominicana – 0h40

4 de junho – Croácia x Brasil – 0h40


Semana 2 – Brasília, Brasil

14 de junho – Brasil x República da Coreia – 21h

15 de junho – Brasil x Sérvia – 21h

17 de junho – Brasil x Alemanha – 14h

18 de junho – Brasil x Estados Unidos – 10h


Semana 3 – Bangcoc, Tailândia

28 de junho – Brasil x Itália – 10h30

29 de junho – Brasil x Canadá – 7h

30 de junho – Brasil x Turquia – 10h30

2 de julho – Tailândia x Brasil – 10h30


Fase final – Arlington, Estados Unidos

12 a 16 de julho


*Todos os jogos no horário de Brasília


Neymar tem jatinho de mais de R$ 200 milhões; confira imagens da luxuosa aeronave


Deixe um comentário