Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O fenômeno “Barbenheimer” impulsionou os sucessos de Barbie (2023) e Oppenheimer (2023) nos cinemas, pelo simples fato de os dois filmes estrearem no mesmo dia. O evento ficou marcado na história, a ponto e ganhar elogios do lendário diretor Martin Scorsese.
Falando para o The Hindustan Times, o diretor destacou o fato de ser fã de Christopher Nolan e ter um carinho muito especial por Margot Robbie – com quem trabalhou em O Lobo de Wall Street (2013) – e por Rodrigo Prieto – diretor de fotografia de Assassino da Lua das Flores (2023) e Barbie (2023), como algo que chamou sua atenção para os filmes, que ele disse ainda não ter assistido.
Scorsese alegou ainda ter ficado fascinado em ver como a combinação de dois filmes completamente opostos ocasionou a “tempestade perfeita“, capaz de oferecer “alguma esperança”, para que surja “um cinema diferente do que tem acontecido nos últimos 20 anos“.
“Acredito que a combinação entre Oppenheimer e Barbie foi algo especial. Pareceu – e odeio essa expressão – uma tempestade perfeita. Aconteceu na hora certa. E o mais importante é que as pessoas foram assistir esses filmes no cinema. Acho isso maravilhoso. Ainda não assisti nenhum ainda. Amo o trabalho de Christopher Nolan. Margot Robbie, devo dizer, começou comigo lá em O Lobo de Wall Street (2013). Rodrigo Prieto (diretor de fotografia) foi filmar Barbie (2023) após Assassino da Lua das Flores (2023). Então, somos uma família.”, disse Scorsese.
“A forma como eles se encaixaram perfeitamente – um filme com muito valor de entretenimento, dominado por cores brilhantes e um filme com tanta força, e basicamente sobre os perigos do fim da nossa civilização – você não poderia ter filmes mais opostos trabalhando juntos. Oferece alguma esperança para que surja um cinema diferente, diferente do que tem acontecido nos últimos 20 anos, além do grande trabalho que está sendo feito no cinema independente.”, completou o diretor
Leia mais sobre o Barbenheimer:
No mundo mágico das Barbies, Barbieland, uma das bonecas começa a perceber que não se encaixa como as outras. Depois de ser expulsa, ela parte para uma aventura no mundo real, onde descobre que a beleza está no interior de cada um.
Margot Robbie (O Esquadrão Suicida) e Ryan Gosling (Agente Oculto) são as versões principais de Barbie e Ken.
Além deles, outros que estão no elenco são Will Ferrell (Os Outros Caras) como CEO da Mattel, Simu Liu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), Michael Cera (Scott Pilgrim Contra o Mundo), Emma Mackey (Morte no Nilo), Issa Rae (Homem-Aranha: Através do Aranhaverso), Ncuti Gatwa (Sex Education) e Kate McKinnon (As Caça-Fantasmas).
Greta Gerwig, indicada ao Oscar por Adoráveis Mulheres, é a diretora da adaptação. Ela também escreveu o roteiro ao lado de seu marido e também cineasta, Noah Baumbach (História de um Casamento).
Do que se trata Oppenheimer?
Oppenheimer conta a história real de J. Robert Oppenheimer, um físico teórico que se tornou o diretor do Laboratório de Los Alamos, chefiando a pesquisa e o desenvolvimento da bomba atômica que encerrou a Segunda Guerra Mundial, sob o que foi secretamente chamado de Projeto Manhattan.
O elenco principal conta com Cillian Murphy (A Origem), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Matt Damon (Bourne), Emily Blunt (No Limite do Amanhã, Florence Pugh (Viúva Negra), Rami Malek (007: Sem Tempo Para Morrer), Benny Safdie (Bom Comportamento), Gary Oldman (Batman Begins), Josh Harnett (Falcão Negro em Perigo) e outros.