Darío Conca, que atuou pelo Vasco, fez grandes elogios a um jogador do atual elenco cruz-maltino: Orellano. Ídolo do Fluminense, o ex-meia chegou a afirmar que, em termos de comparação, o atacante de 23 anos veio ao clube carioca com mais rodagem no futebol, além de contar maior técnica também. Aliás, ele não economizou ao demonstrar o que pensa sobre o ponta:
“É melhor do que eu”.
A informação foi divulgada pelo jornalista Fábio Azevedo. Apesar de vir ao Rio como uma joia de enorme potencial, Orellano ainda não conseguiu até aqui demonstrar desempenho regular pelo Gigante da Colina, que pagou cerca de R$ 20 milhões para tê-lo. Afinal, recebeu chances no começo do trabalho de Ramón Díaz e até iniciou jogos como titular, mas sem convencer.
Por outro lado, o atacante também teve alguns bons lances no ano. Por exemplo, participou na jogada que resultou no gol do garoto Erick Marcus, no empate em 1 a 1 com o Coritiba, no Couto Pereira, no primeiro turno. Além disso, deu assistência para Pec balançar redes na derrota por 3 a 1 para o Corinthians. Com a camisa cruz-maltina, porém, ainda não marcou e sequer entrou em campo desde a goleada sobre o Coxa por 5 a 1, no returno, em São Januário.
O fato negativo fica por conta da segunda fase da Copa do Brasil, no duelo contra o ABC-RN. Nos 90 minutos, igualdade sem gols, e Orellano acabou desperdiçando o pênalti decisivo, responsável por eliminar os cariocas do torneio de mata-mata. À época, Mauricio Barbieri estava no comando da equipe, que oscilava no Campeonato Carioca.
Característica similares
Por sinal, o cenário do ponta argentino é bastante semelhante ao de Darío Conca em sua passagem pelo Vasco. Isso porque o ex-meia esteve em São Januário em 2007 e também encontrou dificuldades para render. Canhotos e habilidosos, ambos chegaram jovens ao Rio, com idades próximas, e tiveram longo período de adaptação, até em função do perfil tímido. Assim, há, portanto, similaridade na demora por um retorno positivo dentro das quatro linhas.
Assim como Orellano, Conca não teve bom início no Cruz-Maltino e viu seu espaço no time, à época, diminuir por determinado período. Somente depois de alguns meses no Brasil é que ele conseguiu ir bem em campo, ganhando a confiança da torcida e da comissão técnica. Sua produção, inclusive, chamou a atenção do rival Fluminense, que o contrato em janeiro de 2008.
Antes do Vasco
Luca Orellano não mostrou suas credenciais no futebol brasileiro até o momento, mas elas são bem conhecidas na Argentina. Afinal, o atacante foi comprado pelo Gigante da Colina junto ao Vélez Sarsfield, clube pelo qual se destacou. Disputou 116 partidas pela equipe de Buenos Aires, sendo 50 delas na última temporada, quando balançou a rede quatro vezes, além de outras quatro assistências.
Orellano, aliás, chamou a atenção do mercado europeu e grandes potências mundiais o sondaram. Antes mesmo de selar o acordo com o Vasco, teve seu nome ligado ao Milan, da Itália, e ao Benfica, de Portugal. Ele despertou o interesse até mesmo de outros times da elite do Brasil, mas acabou dando preferência à Colina.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.