Egito ficou para trás! Pirâmide na Indonésia é considerada a mais antiga do mundo – Zonatti Apps

Egito ficou para trás! Pirâmide na Indonésia é considerada a mais antiga do mundo

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as pirâmides mais antigas do mundo podem não ser exatamente as famosas Pirâmides de Gizé, no Egito, que têm cerca de 5 mil anos.

Isso porque novas evidências indicam que a líder desse ranking, na verdade, seria a Gunung Padang, uma pirâmide que fica enterrada em uma ilha na Indonésia.

Em outubro deste ano, um estudo publicado na revista científica Archaeological Prospection apresentou um cronograma estimado para a construção da referida pirâmide.

Segundo a publicação, tudo teria sido realizado em várias etapas e estilos arquitetônicos.

Ao realizar a análise de datação por carbono, os pesquisadores descobriram que a parte mais antiga deve ter se originado, aproximadamente, durante o último período glacial, ou seja, entre 25 mil e 14 mil anos a.C. Se essa suspeita for confirmada, estaremos diante de algo realmente muito antigo.

O estudo envolveu uma longa pesquisa no local onde a pirâmide está situada.

As análises foram realizadas entre 2011 e 2014, com um mapeamento detalhado, observações geológicas e arqueológicas, levantamentos geofísicos superficiais, perfurações de núcleo e trincheiras de escavação.

Local onde fica a Gunung Padang. Foto: Reprodução

O que diz o cronograma?

As obras de construção da Gunung Padang teriam começado entre 16 mil e 27 mil anos atrás. As análises evidenciaram que a parte central e mais antiga da pirâmide foi erguida entre 25 mil e 14 mil a.C.

A hipótese, segundo o estudo, é de que essa parte tenha se originado como uma colina de lava natural antes de ser esculpida e, em seguida, foi desenvolvida arquitetonicamente.

Os resultados ponderam, também, que as obras teriam sido abandonadas por milhares de anos e, por volta de 7.900 a 6.100 a.C., a construção foi retomada. A partir disso, cerca de um milênio depois, uma nova fase da Gunung Padang foi concluída.

A estimativa é que ela tenha sido totalmente finalizada entre 2.000 e 1.100 a.C., com a implantação dos terraços de pedra que hoje podem ser visualizados na superfície da pirâmide.

Gunung Padang

Considerada um patrimônio nacional da Indonésia, a Gunung Padang fica no topo de um vulcão extinto no distrito de Cianjur, província de Java Ocidental.

Em 2014, o local foi oficializado como patrimônio e, hoje, é cercado por vários sítios arqueológicos e construções milenares feitas de pedra.

O nome Gunung Padang significa “montanha da iluminação”, o que confere um caráter sagrado ao lugar. Muitos religiosos, inclusive, visitam o local para realizar rituais.

Deixe um comentário