O telescópio James Webb, da agência aeroespacial norte-americana Nasa, captou novas imagens do centro da Via Láctea nunca vistas. Agora, há alguns detalhes que os astrônomos ainda não conseguem explicar sobre a galáxia.
A imagem registra cerca de 500 mil estrelas, localizadas na região de formação estelar conhecida como Sagitário C (Sgr C). Este local está a 300 anos-luz do buraco central da Via Láctea, chamado de Sagitário A.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Nasa capta diversas protoestrelas no centro da Via Láctea
Além do grande número de estrelas, os especialistas contaram os corpos celestes que virão a se tornar estrelas no futuro — as protoestrelas.
As protoestrelas emergem de uma nuvem muito densa, que impede a luz das estrelas atrás de alcançarem o detector do James Webb. Assim, a região se apresenta menos povoada de astros do que realmente é, o que aumenta a complexidade do registro.
No meio do aglomerado é possível observar uma protoestrela massiva, anteriormente já conhecida, com mais de 30 vezes a massa do Sol.
SpaceX lança o maior foguete de todos os tempos antes de explodir
No sábado 18, o gigantesco foguete da SpaceX, Starship, explodiu durante o lançamento. Foi o segundo teste realizado pela empresa norte-americana. Segundo os responsáveis pela operação, o propulsor do foguete separou-se da nave espacial.
O maior foguete já construído — Elon Musk espera que um dia ele seja usado para colonizar Marte — havia decolado da Starbase da empresa em Boca Chica, no Estado norte-americano do Texas, pouco depois das 7 horas (no horário local).
Leia também: “Previsão do tempo: terça-feira vai ser de chuva no Brasil”
Ao contrário do que aconteceu na última tentativa de lançamento, ocorrida em abril, o foguete propulsor separou-se do corpo da nave e explodiu — seguido pela explosão da própria nave.
O chefe da Nasa, Bill Nelson, manifestou-se com otimismo sobre o recente fracasso da SpaceX.
“Parabéns às equipes que progrediram no teste de voo de hoje. O voo espacial é uma aventura ousada que exige espírito empreendedor e inovação”, disse Nelson. “O teste de hoje é uma oportunidade para aprender e depois voar novamente.”
A cientista espacial Laura Forczyk disse que o teste da empresa de Musk “foi um sucesso parcial fantástico. Superou minhas expectativas”. Um dos locutores que narravam a missão da SpaceX foi irônico ao falar sobre a explosão da nave.
“Como você pode ver, o super heavy booster (o foguete da SpaceX) acaba de passar por uma rápida desmontagem não programada”, comentou Lara. “Porém, nosso navio ainda está a caminho.”
Quando o propulsor da nave caiu, o estágio superior iniciou o que deveria ser uma viagem parcial ao redor da Terra, mas também explodiu. O programa da viagem previa que a nave caísse no Oceano Pacífico, perto do Havaí, depois de 90 minutos.
Leia o artigo completo aqui.
Estêvão Júnior é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob a supervisão de Anderson Scardoelli.