A Apple divulgou nesta quarta-feira (29) os vencedores do App Store Award, a premiação que celebra as melhores adições na loja de aplicativos da empresa. Ao todo, foram 14 homenageados em 10 categorias.
“É inspirador ver como desenvolvedores continuam construindo apps e jogos incríveis que estão redefinindo o mundo ao nosso redor. Os vencedores desse ano representam o potencial sem limites de desenvolvedores em trazer suas visões à vida, criando apps e jogos com uma notável ingenuidade, qualidade excepcional e missões com propósito”, diz o CEO da empresa, Tim Cook.
Melhores aplicativos e games da App Store em 2023
Segundo a curadoria da Apple, o melhor app do iPhone é um serviço de trilhas, rotas e mapas para caminhadas ou passeios de bicicleta. Estão também na lista uma plataforma de streaming de filmes, um simulador de maquiagem e um editor de fotos.
Prêt-à-Makeup.Fonte: App Store
O Brasil foi representado na premiação com dois vencedores: o Prêt-à-Makeup, de Roberta Weian, vencedor para iPads; e o SmartGym, de Mateus Abras, um gerenciador de atividades físicas em academias que foi considerado o melhor app para Apple Watch.
Veja abaixo a lista completa de vencedores:
- Melhor aplicativo para iPhone: AllTrails
- Melhor aplicativo para iPad: Prêt-à-Makeup
- Melhor aplicativo para Mac: Photomator
- Melhor aplicativo para Apple TV: MUBI
- Melhor aplicativo para Apple Watch: SmartGym
O melhor jogo do iPhone é um RPG com aspecto de anime, enquanto o para tablets é uma aventura com quebra-cabeças.
Honkai: Star Rail.Fonte: App Store
Lançado também para Windows e consoles, o soulslike Lies of P também levou um prêmio, além de um jogo da Hello Kitty que é exclusivo da plataforma de assinatura de games.
Veja quais foram os jogos premiados:
- Melhor jogo para iPhone: Honkai: Star Rail
- Melhor jogo para iPad: Lost in Play
- Melhor jogo para Mac: Lies of P
- Melhor jogo do Apple Arcade: Hello Kitty Island Adventure
Prêmio de Impacto Cultural
Além das categorias acima, a Apple também homenageou cinco aplicativos que foram considerados capazes de provocar mudanças positivas no mundo. Os vencedores são os seguintes:
- Pok Pok: um brinquedo digital para crianças explorarem ambientes, formas e cores;
- Proloquo: uma ferramenta de acessibilidade que serve para ajudar pessoas de todas as idades a se comunicarem com toques na tela;
- Too Good To Go: uma plataforma que conecta pessoas com restaurantes e lojas para comprar alimentos que seriam descartados por um menor preço;
- Unpacking: um jogo contemplativo de quebra-cabeças que promove reflexões sobre a vida adulta;
- Finding Hannah: um jogo de encontrar objetos perdidos na tela sobre autodescoberta e processo de cura.
Além dos aplicativos e games premiados, a companhia também citou a inteligência artificial generativa como “tema do ano”. Segundo a Apple, esse assunto “capturou a imaginação coletiva com sua evolução se desdobrando em tempo real”, apesar de ainda estar no começo da vida nesse mercado.