Bluetooth é coisa do passado! Cientistas criam novo jeito de transmitir dados – Zonatti Apps

Bluetooth é coisa do passado! Cientistas criam novo jeito de transmitir dados

O uso do bluetooth como método de transferência de dados se popularizou no mundo, ao mesmo tempo em que os smartphones foram ganhando espaço. Essa técnica, porém, tem tudo para se tornar coisa do passado.

Cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido, criaram uma nova forma que promete transmitir dados sem a necessidade de uso do bluetooth, tanto em celulares quanto em outros dispositivos.

A nova tecnologia recebeu o nome de “modulação de campo elétrico”. Ela, basicamente, utiliza ondas elétricas no lugar de eletromagnéticas e, com isso, a transmissão de dados de curta distância gasta menos energia e se torna mais eficiente.

Expectativa alta de melhoria

Cientistas do Reino Unido criaram método revolucionário para enviar dados – Foto: Internet/Reprodução.

A expectativa em torno da invenção é alta, pois ela é capaz de melhor, até mesmo, a vida útil da bateria de itens como fones de ouvido e rastreadores.

Fora isso, espera-se que esse novo recurso abra possibilidades de interação com dispositivos domésticos inteligentes.

Com isso, seria possível, por exemplo, trocar números de telefone com um aperto de mão ou ao abrir a porta tocando na maçaneta. Já imaginou?

Vantagens

A “modulação de campo elétrico” tem uma série de vantagens. O método é ótimo, inclusive, para tecnologias wearables, ou seja, aquelas criadas para serem usadas como acessórios ou em contato com o corpo.

Os cientistas da Universidade de Sussex demonstraram, por exemplo, que a tecnologia é eficaz quando incorporada em fones de ouvido.

A qualidade, em determinados casos, ainda precisa melhorar para se equiparar ao desempenho do bluetooth, mas as vantagens já sinalizadas tendem a atrair o interesse rápido do público, como a garantia de um melhor desempenho dos aparelhos.

Em busca de financiamento

Para tornar realidade a aplicação da tecnologia, é necessário investimento. Os pesquisadores estão em busca de parcerias e investidores para avançar no projeto e conseguirem comercializar a novidade.

Um ponto positivo que pode influenciar ainda mais o sucesso desse novo método é que a aplicação dele é de baixo custo e pode ser feita de maneira rápida e acessível.

Deixe um comentário