Estrelado por Emma Stone e dirigido por Yorgos Lanthimos, Pobres Criaturas tem cenas de sexo ‘sem-vergonha’, segundo o cineasta
Um dos filmes mais aclamados de 2023, mas que chega aos cinemas brasileiros apenas no dia 1º de fevereiro de 2024, Pobres Criaturas, dirigido por Yorgos Lanthimos e baseado no livro homônimo de Alasdair Gray, teve cena de sexo censurada no Reino Unido.
Vale lembrar como, anteriormente, o cineasta falou sobre as cenas de sexo da produção, e as descreveu como “sem-vergonha” e “parte intrínseca” da narrativa. Além disso, Lanthimos revelou como Emma Stone, intérprete de Bella Baxter, não “evitou” esses momentos nas filmagens.
+++LEIA MAIS: Pobres Criaturas explora ‘o que é ser mulher’, diz Emma Stone
O elenco do filme também conta com Mark Ruffalo (Duncan Wedderburn), Margaret Qualley (Felicity), Willem Dafoe (Dr. Godwin Baxter), Ramy Youssef (Max McCandles), Christopher Abbott (Alfie Blessington), entre outros. Leia a sinopse:
A jovem Bella Baxter é trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter. Querendo ver mais do mundo, ela foge com um advogado e viaja pelos continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella exige igualdade e libertação.
A cena censurada no Reino Unido mostra dois meninos vendo a protagonista trabalhando como prostituta, após o pai deles contratar Bella para ensiná-los a fazer sexo. Instituição responsável pela classificação indicativa e censura nos cinemas do Reino Unido, British Board of Film Classification (BBFC), afirmou como Pobres Criaturas não poderia ter sido exibido, mesmo para maiores de 18 anos. Ele teria essa permissão caso a cena fosse modificada.
+++LEIA MAIS: Willem Dafoe relembra de ficar 6 horas por dia fazendo maquiagem em Pobres Criaturas
“Originalmente vimos este filme para obter conselhos. Informamos ao distribuidor que provavelmente classificaríamos o filme como 18, com a condição de que fossem feitas alterações em uma curta sequência que retratasse a atividade sexual na presença de crianças,” explicou BBFC em comunicado (via NME).
Isso está de acordo com a Lei de Proteção às Crianças de 1978. Quando a distribuidora submeteu o filme para classificação formal, a cena havia sido reeditada e conseguimos classificar o filme para maiores de 18.