Carros mais econômicos no Brasil em 2024: veja o top 10 – Zonatti Apps

Carros mais econômicos no Brasil em 2024: veja o top 10

Um ditado popular afirma que ‘ter um carro é como se fosse ter um filho’, pois por vezes, os automóveis podem significar altos custos para o proprietário.

Por um lado, ter um carro pode proporcionar comodidade e mobilidade. Já por outro lado, ele vem com uma série de despesas que os proprietários precisam considerar.

Entre as inúmeras despesas se destacam, por exemplo, o combustível, que varia de preço de acordo com a inflação e de acordo com questões geopolíticas, como ocorreu, por exemplo, no caso da guerra entre a Rússia e Ucrânia, que elevou significativamente o valor dos combustíveis no Brasil.

Outras despesas a serem consideradas além do combustível é a manutenção, reparos, impostos como o IPVA, taxas de licenciamento e taxas de registros.

Contratando um seguro essas despesas podem apresentar uma queda, mas mesmo assim, ainda há custo com estacionamentos, pedágios, entre outros.

Além disso, pode ocorrer imprevistos no bom funcionamento do carro e, assim, o seu proprietário tem custos adicionais no mecânico.

Mesmo com manutenção regular, os carros podem precisar de reparos inesperados ao longo do tempo. Peças de reposição, reparos de colisão e outros serviços podem representar despesas significativas.

Considerar todas essas despesas é fundamental ao decidir comprar, manter ou usar um carro.

É importante elaborar um orçamento que leve em conta não apenas o preço de compra do veículo, mas também os custos contínuos associados à posse e ao uso do carro.

O que faz um carro ser econômico?

Renault Kwid 1.0 é um dos 10 carros mais econômicos atualmente no Brasil – Imagem: Reprodução

Muitos fatos influenciam pata que um automóvel seja econômico. Carros econômicos tendem a ter motores mais eficientes, que consomem menos combustível por quilômetro percorrido.

Isso pode ser alcançado por meio de tecnologias avançadas de motor, como injeção direta de combustível, motores turboalimentados e sistemas de desativação de cilindros.

Carros mais leves geralmente consomem menos combustível, pois exigem menos energia para se mover. Materiais mais leves, como alumínio e ligas de magnésio, são frequentemente utilizados na fabricação de carros econômicos.

Além disso, alguns automóveis incluem tecnologias de economia de energia como, por exemplo, sistemas de recuperação de energia e frenagem. Ainda nesse sentido, inclui-se os automóveis com design aerodinâmico.

Neste último caso citado, há uma redução a resistência do ar, permitindo que o carro se mova mais facilmente. Carros com menor coeficiente de arrasto tendem a consumir menos combustível em altas velocidades.

10 carros mais econômicos no Brasil atualmente

Diante disso, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, conhecido pela sigla Inmetro, divulgou os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), revelando os 10 carros mais econômicos disponíveis no Brasil, com base na eficiência energética dos modelos.

10. Volkswagen Polo 1.0

Neste modelo, o consumo energético é de 1,51 MJ/km, enquanto o consumo com etanol é de 9,3 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada) e o consumo com gasolina de 13,5 km/l (cidade) e 15,0 km/l (estrada).

9. Hyundai HB20 1.0

Esse carro possui o consumo energético de 1,51 MJ/km, o consumo com etanol de 9,6 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada) e o consumo com gasolina de 13,5 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada).

8. Fiat Mobi

O Mobi tem o consumo energético de 1,5 MJ/km, o consumo com etanol: 9,6 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada) e o consumo com gasolina: 13,5 km/l (cidade) e 15,0 km/l (estrada).

7. Volkswagen Polo 1.0T

No Polo 1.0T o consumo energético de 1,48 MJ/km, o consumo com etanol: 9,3 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada) e o consumo com gasolina: 13,5 km/l (cidade) e 15,0 km/l (estrada).

6. Renault Stepway 1.0

Com o Stepway 1.0T, o consumo energético é de 1,48 MJ/km, enquanto o consumo com etanol é de 10,0 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada) e o consumo com gasolina é de 13,9 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada).

5. Fiat Cronos 1.0

O Cronos 1.0 tem o consumo energético de 1,47 MJ/km, o consumo com etanol de 9,8 km/l (cidade) e 11,0 km/l (estrada) e o consumo com gasolina de 13,4 km/l (cidade) e 15,6 km/l (estrada).

4. Peugeot 208 1.0

Com este Peugeot, o consumo energético é 1,47 MJ/km enquanto o consumo com etanol é de 1,6 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada) e o consumo com gasolina é de 13,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).

3. Chevrolet Onix 1.0

No Onix o consumo energético é 1,46 MJ/km, o consumo com etanol é de 9,3 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada) e o consumo com gasolina é de 13,3 km/l (cidade) e 16,5 km/l (estrada).

2. Chevrolet Onix Plus 1.0

Nesta versão, o Onix tem o consumo energético de 1,42 MJ/km, o consumo com etanol de 9,3 km/l (cidade) e 12,0 km/l (estrada) e o consumo com gasolina: 13,5 km/l (cidade) e 17,4 km/l (estrada).

1. Renault Kwid 1.0

Com esse Kwid, o consumo energético é de 1,36 MJ/km, enquanto o consumo com etanol é de 10,8 km/l (cidade) e 11,0 km/l (estrada) e o consumo com gasolina é de 15,3 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada).

Deixe um comentário