4 mitos populares que enganam muita gente – Zonatti Apps

4 mitos populares que enganam muita gente

Há diversos mitos sobre a bateria do celular, e é possível que você já tenha ouvido ou até mesmo acredite em algum deles.

Informações incorretas são comuns e levam as pessoas a adotarem práticas que podem comprometer a vida útil e o desempenho desse componente crucial.

Veja abaixo uma lista com mitos comuns sobre a bateria do celular e por que eles não são verdadeiros.

Conhecer a realidade por trás dessas falsas concepções ajuda você a cuidar de forma mais eficaz da bateria do seu smartphone e a prolongar sua durabilidade.

4 mitos revelados: o que não sabia sobre a bateria do seu celular

Verdade por trás de quatro mitos populares sobre a bateria do celular – Foto: Freepik/Reprodução

1. “Não há problema em usar um carregador não original”

Pensar que qualquer carregador é compatível com o qualquer celular é um equívoco arriscado. Utilizar um carregador não oficial ou de qualidade inferior pode prejudicar a bateria e até oferecer risco à segurança.

Os carregadores autênticos e certificados são elaborados especialmente para o seu aparelho, seguem as normas de segurança dos órgãos reguladores e garantem um carregamento adequado.

Adicionalmente, esses itens contam com proteções integradas para prevenir sobrecarga, curtos-circuitos e superaquecimento.

Por isso, é altamente aconselhável utilizar somente carregadores oficiais ou certificados pelos fabricantes para manter a segurança e o bom funcionamento da bateria do celular.

2. “É necessário deixar a bateria zerar antes de recarregar”

Há uma crença comum de que é preciso descarregar completamente a bateria do celular antes de reabastecê-la.

Entretanto, tal prática não é mais exigida para as baterias de íon-lítio dos smartphones atuais, porque não são afetadas pelo chamado “efeito memória”.

Na verdade, ciclos de carga parcial são mais benéficos para prolongar a vida útil dessas baterias.

Quando você deixa a bateria do celular descarregar completamente com frequência, está sujeitando o componente a um estresse desnecessário, o que pode reduzir a vida útil.

PUBLICIDADE

Cada bateria tem um número limitado de ciclos de carga, e, ao esvaziar totalmente a bateria, você perde um ciclo. Para preservar o componente, é recomendado deixar os níveis de carga entre 20% e 80%.

3. “Carregue totalmente o celular antes do primeiro uso”

Outro mito em que muitos já acreditaram (ou ainda acreditam) é a necessidade de carregar completamente o celular antes do primeiro uso.

O conceito era válido para as baterias de níquel-cádmio de dispositivos mais antigos, que eram suscetíveis ao “efeito memória” e demandavam carga completa para manter a capacidade máxima.

Porém, os smartphones modernos utilizam baterias de íon-lítio, que não são afetadas por esse fenômeno.

Na verdade, muitos celulares já vêm com uma carga inicial adequada de fábrica, permitindo que os consumidores usem o aparelho sem a necessidade de carregá-lo previamente.

Apesar disso, a maioria dos fabricantes recomenda realizar uma carga completa logo após retirar o celular da caixa.

Isso ocorre porque os testes realizados durante a fabricação consomem uma parte considerável da carga da bateria dos aparelhos.

Assim, quando o dispositivo chega às suas mãos, ele pode durar menos tempo ligado do que o esperado.

4. “Não é recomendado deixar o celular carregando durante a noite”

Talvez esse seja um dos mitos mais famosos e comuns de todos, o clássico, “deixar o celular carregando durante a noite prejudica a saúde da bateria”.

Na realidade, não é que você não possa fazer isso, é apenas que não há necessidade. Os smartphones modernos são projetados com sistemas que controlam o fluxo de carga quando a bateria atinge sua capacidade máxima.

Assim, quando a bateria chega a 100%, o carregamento é interrompido e o celular para de receber energia da fonte. Portanto, não há problemas em deixar o celular conectado durante a noite.

Deixe um comentário