1º robô feminino saudita não pode falar de sexo nem política – Zonatti Apps

1º robô feminino saudita não pode falar de sexo nem política

Em uma entrevista ao Business Insider, o CEO da QSS AI & Robots, Elie Metri, afirmou que o primeiro robô humanoide feminino da Arábia Saudita, chamado Sara, não aborda temas como sexo ou política por ser saudita.

Segundo ele, Sara, que tem 25 anos, 1,62m de altura e veste roupas sauditas, foi projetada para ser respeitosa e evitar tais assuntos, de acordo com as normas culturais do país.

Robô conversa em dois idiomas

Sara se veste tradicionalmente com uma abaya, um tipo de vestido semelhante a um manto. Ela é o primeiro robô humanoide desenvolvido na Arábia Saudita e, possivelmente, em todo o Oriente Médio. Ela é capaz de se comunicar em dois idiomas, árabe e inglês.

Metri explicou que Sara utiliza o sistema de aprendizado de línguas elaborado pela própria empresa — um programa de inteligência artificial projetado para reconhecer e gerar texto e fala. Ele afirmou que não dependem de bibliotecas externas, nem mesmo do ChatGPT.

Leis e costumes na Arábia Saudita

A estrutura legal do país é fundamentada na lei Sharia, embora nos últimos anos tenham sido feitas tentativas de modernização da sociedade saudita.

Tais iniciativas incluem flexibilização das regras de vestimenta e permissão para que as mulheres dirijam.

Contudo, as mulheres ainda podem enfrentar punições por envolvimento em ativismo político, e discussões sobre sexo e sexualidade são desaprovadas.

Em outubro de 2009, um cidadão saudita foi sentenciado a prisão e a receber mil chicotadas por abordar temas relacionados ao sexo.

Metri afirmou que Sara chamou a atenção de muitos após suas aparições em diversas exposições de tecnologia, destacando os avanços da Arábia Saudita em robótica e inteligência artificial.

PUBLICIDADE

Sara, o robô humanoide desenvolvido pela empresa saudita QSS AI and Robotics – Foto: Courtesy of QSS AI and Robotics/Reprodução

Episódio polêmico

Um incidente com outro robô humanoide da empresa, Muhammad, ocorrido no início deste mês, se tornou viral e gerou debates sobre comportamentos inadequados por parte dos bots.

Em um vídeo, o robô pareceu estender a mão em direção às costas de uma repórter da Al Arabiya. Ela reagiu com um olhar severo e levantando a palma da mão.

No X (antigo Twitter), milhares de usuários acusaram o robô de comportamento inadequado em relação à repórter. Confira abaixo um vídeo do momento:

Tradução do post: “Arábia Saudita revela seu robô de IA em forma de homem, Mohammad, que reage a repórter em sua primeira aparição”.

Metri disse que, em sua opinião, Muhammad não pareceu tocar a repórter de forma inadequada. Ele destacou que os robôs também podem ter movimentos naturais.

“Enquanto os humanos falam, movemos as mãos, não somos manequins. É o mesmo para um robô”, afirma o CEO.

Apesar da agitação nas redes sociais após o incidente, Metri afirmou não estar preocupado. Ele enfatiza que, no Oriente Médio, inclusive na Arábia Saudita, as pessoas não viram o incidente como algo negativo, pois reconheceram que se tratava de um robô.

Deixe um comentário